Search

Sine realiza capacitação de colaboradores para atendimento no portal Mais Emprego

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), realiza entre os dias 1º a 03 de dezembro uma capacitação com 70 colaboradores de mais de 30 cidades. A qualificação é referente à padronização do atendimento no portal Mais Emprego, sistema informatizado do Governo Federal que integra as políticas de trabalho, emprego e renda, e a política de qualificação profissional.

“O SINE é um órgão fundamental, por fazer a ponte entre quem procura vagas de emprego e quem oferta. Aproximar as oportunidades ao cidadão, este é nosso objetivo que se torna muito mais ágil quando os colaboradores possuem expertise para oferecer mais qualidade no atendimento. Ofertar o emprego é poder ofertar segurança para que os trabalhadores possam garantir o sustento da família. É a dignidade das pessoas”, enfatiza o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

O encontro está sendo realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) de Tubarão e conta com a participação de colaboradores das unidades do Sine de Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Canelinha, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Içara, Imbituba, Itajaí, Itapema, Laguna, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Trento, Orleans, Palhoça, Penha, Porto Belo, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João Batista, São José, São Ludgero, Siderópolis, Tubarão, Turvo e Urussanga.

A capacitação é separada por três módulos: o primeiro trata do atendente do Sine como agente de política pública de trabalho e emprego e panorama econômico; no segundo, há atualizações referentes ao seguro desemprego; e, no último, a intermediação da mão de obra, ou seja, cadastro do trabalhador e gestão de vagas.

No primeiro dia de qualificação, com mediação de Fabiana Lopes Ribeiro, o setor de Artesanato e Economia Solidária da SDE  fez uma participação destacando a importância dos artesãos para gerar emprego e renda nas cidades do Estado.

“O Sine é um serviço essencial e valioso, principalmente agora, quando muitas pessoas estão em busca de novas oportunidades. Por isso, é muito importante que os colaboradores das unidades façam capacitação para a gestão adequada de vagas, e, consequentemente, o preenchimento das mesmas. Há cinco anos que o Sine não realizava capacitações neste molde”, destacou o diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart.

Texto: jornalista Pablo Mingoti