Search

Eleições da OAB na porta; Câmara na Comunidade; efeito Bolsonaro no PL; Cidadania para Moisés; e mais

DIA 25 DE NOVEMBRO TEM OAB

A semana inicia com a expectativa para o resultado das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acontecem quinta-feira, dia 25 Novembro.

Além de haver uma inédita disputa entre 4 chapas, também será a primeira eleição híbrida com votos de forma presencial ou por aplicativo. Hélio Brasil (chapa 1); Vivian de Gann (chapa 2); Gabriel Kazapi (chapa 3); e Cláudia Prudêncio (chapa 4).

Na subseção da OAB de Araranguá não haverá disputa. Por acordo, o advogado Wolmar Giusti será presidente pela 3ª vez. Foi antes de 2010 a 2012 e de 2013 a 2015.

Desde a gestão de Roberval Alves da Silva, que presidiu a ordem por 3 mandatos, comandaram a entidade Wolmar (2 mandatos) e Laércio Machado (2 mandatos).

Entre os temas mais falados na campanha estão a falta de assistência aos advogados do interior; a politização da entidade (com uso dos espaços de poder em favor da política partidária; e a forma de atuação da Ordem nos temas sensíveis a sociedade civil organizada.

 

POST TV OUVE CANDIDATOS

Na sequência das entrevistas com candidatos a presidente, a POST TV ouve Wolmar Alexandre Antunes Giusti, candidata a presidente, e Jonaira Lúcia da Silva Dannus, a vice presidente. Ele, que tem uma filha na área do direito e é genro do superintendente da Fama, Maureci Rodrigues, já teve no passado atuação na política partidária. Ela, que é filha do falecido João dos Pintos (3 vezes candidato a prefeito de Araranguá), esposa de advogado, irmã de ex vereador e de uma promotora pública, e tia de uma sobrinha juíza. Ou seja: tem berço político e jurídico.

Wolmar foi escolhido porque tem trânsito, foi conselheiro estadual, e era o nome para conseguir o consenso e levar as eleições de 25 de Novembro sem disputa. A chapa “Araranguá Pode Mais” é bem heterogênea, com apoiadores de todas as 4 chapas.

Giusti tem dito que esta questão reclamada pelos advogados do interior não se sustenta. Lembra que a OAB Estadual via Caasc tem muitas contribuições para a região. Além de apoio para a sede, o escritório compartilhado para uso dos advogados (no Infinity Business Shopping) está na lista de apoio da Ordem a Araranguá, com R$ 500 mil de investimentos.

No plano estadual, há hoje uma tendência de eleição de Cláudia Prudêncio, candidata do atual presidente, Rafael Horn. Hélio Brasil, que esteve perto de vencer nas eleições passadas, Kazapi e Vivian correm por fora. Os quatro candidatos se enfrentaram em um debate sábado (20) e o programa foi exibido nesta segunda-feira (22) pela afilada da Bandeirantes, a TVBV.

 

SANGA DO MARCO

Na audiência do Câmara na Comunidade em Sanga do Marco, que foi indicada pelo vereador Douglas Michels (PP), que é morador desta comunidade, como esperado, a comunidade pediu melhorias nas estradas. Tano Costa (PSD) se comprometeu com melhorias na saúde e no lazer. O vice-prefeito deu uma boa notícia para comunidade de Ilhas: a abertura de licitação para pavimentação com lajotas (4,2 km) desde a ponte até o balneário.

 

DE OLHO NO AGRO

A Unesc lançou o curso de graduação tecnológico ‘Gestão do Agronegócio’ na modalidade EAD (Ensino à Distância) com uma aula magna. O agronegócio, que é um dos pilares econômicos do Estado foi escolhido para qualificar ainda mais os produtores rurais que impulsionam a economia regional. Mais uma conquista da gestão da reitora Luciane Ceretta, que valoriza sua condição de universidade comunitária e auxilia no desenvolvimento econômico regional.

 

NO TIME NO JORGINHO

Em sua participação no Programa Parlatório, comigo, Adelor Lessa e Upiara Boschi, o deputado estadual Ivan Naatz (PL) disse acreditar que o governo de Carlos Moisés (sem partido) mantém a base na Assembleia Legislativa somente até março de 2021. O teto para o parlamentar é o fim da possibilidade de liberação de verbas, demarcado pela legislação eleitoral. Disse que sonha com aliança com o Progressistas e mais PTB e PSC no time. O time ideal para o deputado é Jorginho Mello (PL) a governador; Joares Ponticelli (PP) a vice; e Luciano Hang (PL) ao Senado Federal.

 

IGOR NO JOGO

Naatz não impõe restrições à entrada de parlamentares no PL. Por ele, seu assessor Igor Batista (PL), que foi candidato a prefeito de Araranguá, só não será candidato a federal se não quiser. “Tudo certo com a pré-candidatura, firme e forte. Estamos também analisando como ficará o cenário com o ingresso do Presidente na sigla, quais os reflexos desse acontecimento especificamente na nossa região. Todos os dias novas pessoas entram na legenda, isso faz as estratégias previamente concebidas, sofrerem alterações recorrentes”, disse Igor.

 

DE CASAMENTO MARCADO

Depois do anúncio do noivado e o adiamento do casamento marcado para dia 22 de Novembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) define que irá se filiar na próxima terça-feira, dia 30 de Novembro.

 

COMENDA AO JUSA

Por indicação do deputado estadual Zé Milton (PP), o professor e ex-prefeito de Sombrio, José Antonio Tiscoski, o professor Jusa (PP), receberá segunda-feira (29) a Comenda do Legislativo Catarinense, em reconhecimento a sua dedicação ao município e a Educação. Professor de Educação Física, foi diretor de Esportes, diretor do Catulo da Paixão Cearense e coordenador regional de Educação do Extremos Sul Catarinense e é diretor da Escola Jovem de Sombrio.

 

CIDADÃO DO ARROIO

O título de Cidadão Honorário de Balneário Arroio do Silva para Carlos Moisés (sem partido) foi uma proposição da bancada do PSL, 5 vereadores que deixarão o partido para acompanhar o governador em sua filiação. A votação será na próxima terça-feira (30).

 

 

PLANO PARA O TURISMO

Depois de 14 semanas a Prefeitura de Araranguá terá seu Plano Estratégico das Ações do Desenvolvimento do Turismo de Araranguá 2021/2025, organizado pelo SENAC. O Conselho Municipal de Turismo de Araranguá receberá o Plano nesta quarta-feira (24), 19h30min, no Hotel Morro dos Conventos. O Conselho de Turismo de Araranguá também escolheu sua nova Mesa Diretora na segunda-feira (22): Presidente, Laci Felippi, Representante do Trade Turístico; Vice-Presidente, Alfredo Afrânio Ronconi, Representante Governamental; e Secretária, Ana Cláudia de Camargo, Representante das Entidades Públicas.

 

ESCRITÓRIO DE SOMBRIO

Nesta segunda-feira (22) o deputado estadual Zé Milton (PP) recebeu lideranças em seu escritório regional em Sombrio, como a presidente do Lar do Idoso de Sombrio, Sandra Trajano, e os membros da diretoria Elias Ribeiro, Chico da Caixa e Ivo Humberto, e o vereador Peri para tratar das demandas da Instituição. Recebeu ainda o vereador de Turvo, Hether Themistocles Back Pinto, para tratar de investimentos em segurança pública naquele município.