Search

PSD COM 4 VEREADORES EM ARARANGUÁ; REUNIÃO VIRTUAL GOVERNO-ALESC; E OUTROS PITACOS

PSD COM 4 VEREADORES

As previsões iniciais se confirmaram e o PSD de Araranguá terá pelo menos 4 vereadores na Câmara de Vereadores. Além de Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), se filiaram outros 3 vereadores.

José Carlos da Rosa, o Neno Fontoura, que deixou o Cidadania; Adão Vieira dos Santos, “Vidrinho”, deixou o PL; e Cristiano Costa, o Tano, que deixou o Progressistas.

O PSD também recebeu lideranças de outros partidos, como Helen Becker e Evandro Conceição, que deixaram o PSDB, e que são pré-candidatos a vereador.

Junto com Juliandro Coelho e Samuel Nunes, o grupo que havia se filiado ao PTB foi inteiro para o PSD, tendo em vista a dificuldade que havia de se ter uma legenda forte com chances de eleger pelo menos um vereador. Em tese, pelo menos um dos dois será candidato a vereador com apoio deste time petebista.

O PSD filiou ainda lideranças do Morro dos Conventos e do Distrito de Hercílio Luz, Coloninha.

 

PL MANTEM BANCADA

O vereador Igor Gomes Batista, já havia deixado o PV pelo PL, partido do vice-prefeito Primo Junior. Com isto, o PL, que havia perdido o vereador Vidrinho para o PSD, mantém uma cadeira na Câmara de Vereadores.

 

COMO FICA O PSDB?

Com o esvaziamento do PSDB, o vereador José Paulo Roldão, já avalia a ida para outra sigla. O destino poderia ser o PSD, Progressistas ou um dos aliados, Podemos ou PDT.

A estratégia montada pelo presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso (PP) –  que não será candidato a vereador em 4 de Outubro – é de ter em princípio três legendas dando suporte à candidatura a prefeito, seja a dele próprio, ou do prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP).

 

PP, PODEMOS E PDT

Em princípio, como PP, Podemos e PDT seriam os aliados, duas novas vagas se abririam para o lugar de Daniel e de Tano, que foi para o PSD; e mais uma vaga para o Podemos (caso o projeto resista) e outra no PDT. Isto porque Luciano Pires (PSB) está avaliando ir para o Podemos, mas pode ir até para o PP. Diego Pires (PDT), cogitado para ir ao Podemos, decidiu ficar no partido.

Neste contexto, João Abílio Pereira (Republicanos), José Paulo Roldão (PSDB) e Jorginho Pereira (MDB), também estudam a ida para uma destas 4 vagas.

 

DIRAN NO PP

Kevin Diran Drewke, ex Assessor Parlamentar do vereador Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos (PSD), fez sua primeira filiação em um partido político. Foi no Progressistas.

Em suas redes sociais, cita seu padrasto, o vice-prefeito de Maracajá, Ademir de Oliveira (PP), como inspiração política.

 

PODEMOS SE GARANTE?

Diran foi para o PP, Guga de Castilhos para o PL, Daniel Bronstrup e Diego Pires, permaneceram no PDT. Todos haviam sinalizado com a filiação no Podemos, que precisa agora de algumas ‘filiações de peso’ para garantir uma legenda mínima para garantir vereador.

 

APENAS 6 PARTIDOS?

Neste momento, antes de fechar a janela de transferência, a Câmara de Araranguá tem 4 vereadores do PSD, 3 do PP, 2 do MDB; e com 1 vereador PL, PDT, PT, Republicanos, PSB e PSDB.

Em 2016, eram 11 partidos, e já restaram 9 com cadeira. PPS/Cidadania e PV foram os 2 primeiros a cair. Mas podem cair ainda PSB, PSDB e Republicanos, ficando apenas 6 partidos com cadeiras,

 

FIM DO PRAZO

Dia 3 de Abril encerra o prazo para os secretários municipais, que querem ser candidatos nas próximas eleições, deixarem os cargos, sob pena de ficarem inelegíveis.

 

DESTINO É O PL

Greyce Copetti (PL) confirma que fica no partido depois de deixar o PSD. Nos bastidores corria a informação de que poderia ir para o PSL ou PDT. A vereadora e seu grupo garantem a permanência no PL.

 

DECRETO EM DEBATE

Os prefeitos da Amesc fizeram uma reunião à portas fechadas no início da tarde desta terça-feira (31). Em pauta, a prorrogação

 

VAI PARA 7 DE ABRIL

A Câmara de Vereadores de Araranguá estava com as portas fechadas até este dia 31, quando valia o decreto do Governador Carlos Moisés (PSL), que foi prorrogado até 7 de Abril.

 

NO 1º DE ABRIL

Na pauta da reunião virtual da Assembleia Legislativa, marcada para esta quarta-feira (1º de Abril), estará a proposta do deputado estadual Jessé Lopes (PSL) que quer suspender a prorrogação do decreto do Governador Carlos Moisés (PSL).

Até o momento, o governador Carlos Moisés (PSL), está sendo ‘torpedeado’ pelos bolsonaristas, caso de Jessé Lopes (PSL); e neo-bolsonaristas, caso do ex-líder do Governo, deputado estadual Maurício Escudlark (PL) e senador Jorginho Mello (PL); e do presidente do PSD, Milton Hobbus, que já vinha se posicionando contra o governo.

 

COMÉRCIO NO LIMITE

Comerciantes de Araranguá querem voltar a trabalhar antes de 7 de Abril, com a alegação de que as empresas irão “quebrar”, mas o Decreto do Governo do Estado ampliou a quarentena até 7 de Abril.

 

APROXIMAÇÃO COM A ALESC

Em reunião on line nesta tarde (31), o governador Carlos Moisés (PSL) anunciou que enviou convite à Assembleia para indicação de dois parlamentares que serão convidados a participar do enfrentamento da crise nas áreas de Saúde e de Economia.

Durante a reunião on line, foi explicado o plano de ação para enfrentamento do coronavírus. O secretário de Saúde, Hélton de Souza Zeferino, relatou a distribuição de leitos e destinação de hospitais em SC.

A líder do Governo na Assembleia, deputada Paulinha (PDT), considerou um avanço no diálogo entre Parlamento e Governo e aposta na contribuição dos deputados no processo.

 

56 ANOS ATRÁS

Estamos no dia 31 de Março, considerado pelos defensores do Golpe Militar de 1964, como início de um momento de civismo, e os demais que chamam o período (1964-1985) como Regime de Exceção.

Assim como aconteceu em 2019, expectativa para o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve falar sobre a crise do combate ao coronavírus.