Search

Moradores de Maracajá querem impedir produção de mineradora

Se depender da vontade dos moradores da Rua Pedro Rocha, a SBM Mineradora Ltda será interrompida a partir desta terça-feira, dia 1°

A extração de basalto, que é praticada a quase 50 anos no Morro Maracajá. Uma comissão se reuniu no final da tarde desta segunda-feira (30) com o prefeito Arlindo Rocha para comunicar que, por unanimidade, voltariam a se mobilizar para impedir o tráfego pela via de mais de 200 caçambas por dia.

A decisão dos moradores, retomando um protesto iniciado em 20 de agosto, quando paralisaram por três dias a produção da SMB Mineração (do grupo Setep), se dá pela falta de acordo entre as duas empresas que exploram basalto no Morro Maracajá. No final de agosto, os moradores suspenderam a proibição e concederam prazo até este dia 30 de setembro para que as empresas chegassem a um acordo e desviassem o tráfego em direção da BR-101, sem passar pela Rua Pedro Rocha.

A principal alternativa para eliminar o impacto de vizinhança pela atividade de mineração é o reaproveitamento do antigo leito da Rodovia SC-447 e abrindo uma saída passando pelo pátio da Cedro Mineração, que explora a mesma atividade, mas do outro lado do Morro Maracajá, porém, com saída direta para a BR-101. Durante todo mês, no entanto, mesmo com o prefeito Arlindo Rocha tentando aproximar as partes, não houve consenso e as empresas não se manifestaram.

Contato da Comissão de Moradores; Jean Minatto 9 9914-8440