Search

Projeto Gestar oferece saúde e autoestima a gestantes

Saúde, bem-estar, interação e autoestima. Estes são alguns dos benefícios que o Projeto Gestar, da Secretaria de Saúde de Santa Rosa do Sul, oferece às gestantes que entram no grupo. Em encontros semanais, enfermeiros, médicos, psicóloga e outros profissionais do projeto que já completou 2 anos de existência, oferecem um atendimento diferenciado às futuras mamães, que podem esclarecer dúvidas e trocar experiências.
O projeto teve de ser interrompido no início do ano por causa de obras que melhoraram o ambiente, tornando-o mais aconchegante e agradável para as futuras mamães. “Os encontros continuam acontecendo da mesma forma de antes, quando a gestante consulta o ginecologista. Porém, organizamos os encontros de forma trimestral. Na primeira semana do mês são as grávidas do primeiro trimestre, na segunda semana, as do segundo trimestre, e na terceiras, as do terceiro trimestre. Na última semana discutimos o planejamento familiar, para todas as grávidas que queiram participar”, explica Bruna.
A cada semana é debatido um tema com um profissional diferente, falando sobre pré-natal, questões psicológicas, desenvolvimento do bebê, cuidado bucal, alimentação saudável, esclarecimento de dúvidas sobre o parto, vacinas e testes, além de orientações completas. “É muito estruturado. Elas terminam com uma bagagem bem grande, em todos os sentidos. Para isso, contamos com a equipe multidisciplinar, todos preparando os encontros juntos”, comenta. No fim de cada encontro, que ocorrem sempre nas quintas-feiras, é servido um café às gestantes.
No último trimestre, as gestantes ganham uma sessão de fotos para registrar esse momento tão bonito e único na vida da mulher. Uma equipe de voluntários arruma e fotografa as grávidas, o que, segundo Bruna, eleva a autoestima das mamães. “Ganhamos recursos para comprar roupas, inovamos o guarda-roupas do Gestar com saia bonitas, tops, coroas de flores, balanço… E mudamos também o local das fotos. Fazíamos dentro de Santa Rosa, mas inovamos e fomos a Balneário Gaivota”, continua Bruna, comentando sobre o último ensaio fotográfico do projeto.
Atualmente, cerca de 50 gestantes estão participando do Gestar, mas o número oscila muito, já que sempre há grávidas que entram no projeto enquanto outras têm seus bebês. Mulheres que não frequentam o serviço municipal gratuito de saúde também podem participar.
Para Bruna, o Gestar é mais que um espaço de interação entre as mães e promoção de autoestima. Muitas mães aprendem no projeto mais sobre diferentes temas relacionados à saúde. “Vemos que um dos principais impactos é sobre o vínculos que essa mãe constrói com esse bebê e que devem durar pela vida inteira. Estimulamos isso através do projeto. Além das orientações que damos, que podem prevenir doenças e deficiências, conhecimento sobre como elas devem se cuidar, quais profissionais devem procurar, que procedimentos devem tomar. Então, não deixa de ser uma prevenção”, conclui.