Search

Agricultores celebram seu dia com festa e fé

Após a recepção e bênção dos tratores, houve missa com temática voltada à proteção da terra

A mesa ficou farta, os tratores foram abençoados e teve até sorteio de brinde. Tudo isso na Festa do Agricultor, que aconteceu neste fim de semana, na comunidade de Santa Fé, em Sombrio. O Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho, e por isso, a Paróquia Santo Antônio de Pádua está promovendo missas e festas nas comunidades interioranas. “Esse é um resgate de uma prática da Igreja, que sempre acompanhou os agricultores rurais, com um envolvimento bonito, e as comunidades se desenvolveram através dos trabalhos no campo. Queremos resgatar o valor do trabalhador na nossa vida, e do cuidado com a terra, das políticas públicas que privilegiam os agricultores. Também é um jeito de pedir pelas colheitas. Para que haja alimento, é preciso ter o trabalhador. Para resgatar essa prática do passado, retomamos isso em pequenas comunidades”, explica o pároco, padre Antônio Mendes. 

Após a recepção e bênção dos tratores, houve missa com temática voltada à proteção da terra e gratidão pela colheita, além de homenagens aos agricultores.

 

“É uma ideia muito boa, celebra os agricultores, e a gente pode agradecer pelas safras. Esse é um povo sofrido, depende de muita coisa para ter sucesso, e se apega muito na fé. Por isso, comemorar e rezar é algo muito importante, além de ainda poder partilhar com os vizinhos”, declara Zuleika Scaini, uma das lideranças da comunidade e agricultora. 

Depois da missa, o público ainda pôde partilhar um bom café colonial, com bolos, batata assada, sucos e café, com produtos como queijos, roscas e pães, todos produzidos dentro da comunidade.

A primeira localidade a receber a celebração foi a de Figueirinha, em Balneário Gaivota, reunindo também outras comunidades. Em Santa Fé, as comunidades de São Francisco, Guarita, São Pedro e Santa Gertrudes também colaboraram com a celebração. A comunidade de Anita Garibaldi, juntamente das localidades de Rio Novo, Rua Nova e comunidades próximas, sediará uma terceira edição da festa, no próximo fim de semana.