No programa Post Notícias desta segunda-feira, dia 01/12, o programa post notícias recebeu Jair Anastácio , Secretário Adjunto de Educação e recém-empossado Diretor de Cultura de Araranguá, para discutir o momento atual da cultura no município, o resgate da memória ferroviária e a importância da identidade açoriana.
Gestão da Cultura e Continuidade
Jair Anastácio assumiu a gestão da cultura neste mandato do Prefeito César e destacou a solidez do trabalho herdado:
Herança Positiva: Ele elogiou a gestão anterior, liderada por Micheline, que deixou a pasta “muito bem organizada” e com uma equipe formada e profissional, facilitando uma transição.
Visão de Cidade: O diretor enfatizou a importância da continuidade em projetos culturais. Por serem processos longos ligados ao resgate da memória e da identidade, o trabalho deve ser encarado como um “projeto de cidade” e não de governo, observando o que já está dando certo.
O Resgate da Maria Fumaça e a Barranca
Um dos principais projetos em andamento é a restauração da antiga locomotiva Maria Fumaça.
Restauração e Localização: O processo de restauração da locomotiva, que ocorre no bairro Santa Bárbara, é bem adiantado. A locomotiva será instalada no bairro Barranca , onde funcionava a antiga estação.
Divisor de Águas: Jair classificou o projeto como um “divisor de águas” para a comunidade da Barranca. O local será totalmente restaurado e se tornará um novo patrimônio cultural e ponto turístico , revivendo a história da Ferrovia Tereza Cristina , que por muito tempo foi a mola propulsora da economia local.
Exposição Itinerante: Em sintonia com este resgate, o município está sediando a Exposição do Museu Ferroviário , com obras de dez artistas que retratam o cotidiano da vida no entorno da ferrovia. A exposição está em sua última semana em Araranguá, antes de seguir para Criciúma.
Identidade Cultural Açoriana
Jair Anastácio, um entusiasta da cultura açoriana, destacou o foco do município em valorizar essa origem.
Identidade Marcante: A cultura açoriana está fortemente presente na população, nos lares, nos festejos e na religiosidade (como a Festa do Divino Espírito Santo e as cantorias de Terno de Reis).
Exposição e Divulgação: Atualmente, o museu local abriga uma exposição sobre a cultura açoriana com o objetivo de fazer os moradores se identificarem com essa tradição. A exposição tem recepção de visitas até de alunos de outros municípios.
Cultura e Turismo: O diretor sugeriu que todas as ações culturais busquem pautar essa origem para criar uma identidade própria de Araranguá. Ele transmite a ligação da cultura açoriana com a gastronomia (biju, cuscuz, pirão d’água), a cultura da pesca e comunidades como Ilhas, ressaltando que o desenvolvimento e o turismo devem sempre manter viva a “identidade própria” pitoresca dessas comunidades.
O Natal das Avenidas
Para encerrar, o diretor comentou sobre o evento natalino da cidade.
Celebração Cultural: O Natal das Avenidas que inclui shows nacionais e uma decoração que “enche os olhos” é visto como um investimento importante do prefeito César e uma manifestação da cultura celebrativa da cidade. O Departamento de Cultura colabora para que a magia do Natal chegue a todos, preservando esse aspecto da cultura local.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/3iSCDQLyoug?feature=share





