Reconhecimento destaca a contribuição do cirurgião bucomaxilofacial à saúde pública regional e ao SUS
A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou e realizou, durante a sessão ordinária da noite desta segunda-feira (08), a entrega do Título de Cidadania Honorária ao Dr. André Pedroso. A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 018/2025, de autoria do vereador Evandro Conceição, com a presença de familiares e colegas de profissão do homenageado.
Natural de Urubici, Dr. André Pedroso é graduado em Odontologia pela Univali, com especialização em Radiologia Odontológica pela UFSC, mestrado e especialização em Ortodontia pela Unicamp e formação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela IMed, em Porto Alegre. O profissional também possui formação complementar nos Estados Unidos.
Desde 2021, Dr. André atua como chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Araranguá (HRA) e da Policlínica Regional, além de exercer atividades em outros hospitais da região. No HRA, já foram registrados mais de 2.500 atendimentos ambulatoriais e mais de 1.000 cirurgias hospitalares, incluindo atendimentos nas UTIs Geral e Neonatal.
Em 2022, o profissional iniciou o Serviço de Assistência Bucomaxilofacial para Pessoas com Necessidades Especiais, por meio da Política Hospitalar Catarinense, com atendimentos nos municípios de Turvo, Nova Veneza e Armazém, totalizando cerca de 2.000 atendimentos realizados.
O vereador Evandro Conceição ressaltou a importância da atuação do profissional para o município. “Além do currículo, o Dr. André tem demonstrado, no período em que atua na cidade, um trabalho marcado pela generosidade, pelo cuidado com os pacientes e pelo respeito aos colegas de profissão”, afirmou.
Ao agradecer a homenagem, Dr. André destacou que o reconhecimento deve ser estendido a toda a equipe do Hospital Regional de Araranguá. Ele também agradeceu ao diretor da unidade, Kristian Souza, pela estrutura, equipamentos e recursos humanos disponibilizados. O cirurgião enfatizou ainda que o serviço atende todos os municípios da Amesc, com portas abertas para todo o estado, de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde o pronto-socorro até o acompanhamento ambulatorial.
O homenageado afirmou estar emocionado com a honraria, disse que não esperava o reconhecimento e reforçou o compromisso de seguir atuando em benefício da população de Araranguá, da região e de Santa Catarina.





