O programa Post Notícias desta sexta-feira, dia 28/11, recebeu o jovem cantor Endrios Rodrigues, de apenas 16 anos, que se consagrou vencedor do prestigiado concurso estadual catarinense Canta. O artista natural de Meleiro tem sua trajetória e ambições na música.
A História com a Música
Endrios relatou que a música sempre esteve em seu DNA, com fortes influências de sua mãe e de sua madrinha, Ivete, que foi a primeira a dar um palco.
Início e Gêneros: Na infância, cantava músicas de filmes. Depois, passou pelo sertanejo, sendo grande fã de Marília Mendonça e Maiara & Maraísa. Atualmente, ele busca expandir seu leque, definindo seu estilo como MEU (MPB, Sertanejo, Rock, Pop), acreditando que um cantor deve ser eclético.
Referências: Suas grandes referências abrangem a história da música brasileira: Elis Regina, Cássia Eller, Nana Caymmi, Rita Lee (no rock), Marília Mendonça, Leonardo e Chitãozinho & Xororó (no sertanejo).
Mentoria: Endrios destacou sua gratidão ao projeto social organizado por Carlesse, onde conheceu a cantora Marília Dutra , sua incentivadora e “madrinha na música” na região.
Trajetória no Santa Catarina Canta
O festival começou com etapas de vídeo, seguidas pela fase regional (Araranguá), semifinal (Criciúma) e grande final em Florianópolis.
Repertório Estratégico: O cantor planejou um repertório focado em música brasileira. A música da final, contudo, não foi escolha dele, mas de sua mãe. Embora inicialmente não gostasse, ele sentiu que a canção, combinada com conselhos de músicos e cantores, era a mais aprofundada.
Dicas dos Jurados: Endrios buscou intensificar o feedback dos jurados, que possuem especialidades diversas. A “dica de ouro” foi para que ele não levasse tanto Elis Regina, buscando variedade no repertório.
Evolução Rápida: O jurado que o havia avançado a “estudar mais” na fase regional (segunda fase), apenas um mês depois, na final, apresentou sua grande evolução e aprimoramento na técnica de voz.
Conquista e Futuro
A vitória foi recebida com grande festa em Meleiro, com vizinhos e a prefeitura comemorando o título inédito.
Premiação e Significado: Além de um troféu e o prêmio em dinheiro de 20 mil reais, o que mais marcou Endrios foi trazer o título para a região (Mesc, Murel e Anrec), solidificando sua verdade de seguir na música.
Planos de Carreira: Para o futuro próximo, ele pretende colher os frutos da vitória, continua com seus compromissos junto à Camerata (em eventos de sertanejo e música brasileira) e investe na evolução em mídias sociais, buscando sempre aprimorar sua performance.
Investimento: O prêmio em dinheiro está guardado para ser usado em futuras oportunidades, como viagens ou investimentos na carreira musical.
Encontros Especiais
A vitória no festival abriu portas para encontros com figuras importantes:
Governador Jorginho Melo: Endrios se sentiu muito reconfortado pelo governador ter dado valor e incentivo ao festival, buscando apoiar os jovens e adultos que participaram.
Daniel: O cantor sertanejo Daniel chamou Endrios ao palco da final, onde ele declarou ser um profissional gentil e eclético, cantando sertanejo e MPB. Endrios apresentouou Daniel com uma pequena imagem da santa do Morro Grande (Meleiro), reconhecida pelo cantor como uma relíquia da região.
A agenda de Endrios está agora mais movimentada, com compromissos em meios de comunicação e eventos, incluindo uma participação de canto com o cantor Gabriel Valim em Estambril.
Para acompanhar a trajetória do jovem talento, suas redes sociais são: @endriusRodriguesCantor (YouTube, Instagram e Facebook).
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/dmyHz_YmebI?feature=share





