Search

Enfoque Político: Samuel Nunes (Samuca) e a Corrida para 2026 em Araranguá

No programa Post Notícias desta segunda-feira, dia 14/11, o quadro “Enfoque Político” recebeu o vereador Samuel Nunes (Samuca), do União Brasil de Araranguá, para discutir a relação com o Executivo municipal, a pré-candidatura a Deputado Estadual e o cenário político da federação União Progressistas.

Relação com o Executivo e o Mandato
O vereador Samuca afirmou que a relação do União Brasil com o Governo Municipal (Prefeito Cesar Cesa – MDB) é de contribuição e é considerada boa.

  • Atendimento às Demandas: O Executivo tem atendido as demandas do mandato “na medida do possível”, registrando que o vereador é o “ouvido da população na ponta” e que as necessidades nunca cessam, apesar do bom momento de gestão do município.

 

Candidatura a Deputado Estadual em 2026
O nome de Samuel Nunes foi lançado como pré-candidato a Deputado Estadual para as eleições de 2026, representando a região Sul pela Federação União Progressistas.

  • Decisão e Missão: O convite foi formalizado em Brasília pelo Deputado Federal Fabio Schiochet. O vereador aceitou o desafio com o objetivo de fazer uma “grande votação” e eleger um deputado de Araranguá , algo que não ocorre desde 2018 (último mandato de Manuel Mota), enfatizando que um representante local traria mais obras e palavras para a cidade.
  • Federação União Progressistas (União Brasil e PP): A federação terá 41 candidatos à Assembleia Legislativa. O vereador Samuca (União Brasil) e o Prefeito de Balneário Rincão, Evandro Scaini (PP), são os nomes cotados na região. Samuca afirmou que a população estará “bem servida de nomes” e que o diálogo entre os partidos da federação na AMESC ainda precisa ser previsto o nível de executivos, mas ele acredita na união para crescer, já que ambos os partidos elegeram dois vereadores na última eleição.

 

Cenário Político Municipal e Estadual

Araranguá (2028) – Samuca Nunes destacou que as eleições municipais de 2028 ainda estão distantes, mas avaliou o cenário:

  • Diálogo Aberto: A União Progressistas tem capacidade de indicar um nome à majoritária (Prefeito ou Vice), mas o diálogo deve estar sempre aberto com todos os partidos, mudando o futuro da cidade.
  • Três Frentes: O vereador enxerga três grandes frentes na cidade: MDB (que já anunciou que terá candidato, com Tano Costa impossibilitado de ser vice pela regra eleitoral), PSD (partido do atual prefeito) e a União Progressistas. Ele não descartou a possibilidade de haver três candidaturas à prefeitura em 2028.


Governo de Santa Catarina (2026)

  • Jorginho x João Rodrigues: Para o vereador, o caminho mais “cômodo” para a federação seria apoiar a reeleição do Governador Jorginho Melo (PL). No entanto, atualmente o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), como uma “alternativa interessante” e com potencial para fazer um grande trabalho, ressaltando que Santa Catarina é um estado conservador.
  • Prioridade: Espiridião Amin: A prioridade da União Progressistas é garantir a eleição do Senador Espiridião Amin (Progressistas). Se a vaga para o Senado não couber na chapa de Jorginho, isso pode levar a federação a se aproximar do projeto de João Rodrigues, que, segundo Samuca, já teria oferecido a vaga.

 

Projetos e Demandas Locais

Fixação da Barra – Sobre o projeto de fixação da Barra de Araranguá, o vereador informou que o projeto não está descartado.

  • Situação Atual: Em reunião no Ministério da Integração Nacional, o vereador foi informado que o município foi notificado para adequar o projeto, deixando claro que o pedido de recurso seria via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com foco na prevenção de desastres naturais (enchentes). O Executivo deverá devolver o projeto nos próximos dias.


Ciclovia da SC-447

O projeto de licitação da ciclovia da SC-447 (que liga Araranguá às praias) foi suspenso em outubro devido a um erro no edital, mas agora tem novos dados.

Nova Data e Crítica: A nova data de licitação está marcada para 6 de janeiro. O vereador criticou a demora do Governo do Estado, mas manifestou esperança de que, se não houver impugnações, a obra possa começar em fevereiro. A ciclovia é destacada não apenas para lazer, mas como “mão de ir e vir de muito trabalhador” da região.

Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/d1YJAXEgTnA?feature=share