Diretora e oficial gestor apresentam resultados, explicam atuação militar e pedem apoio da Câmara para garantir nova sede diante do crescimento da demanda.
A Câmara de Vereadores de Araranguá recebeu, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), a diretora da Escola de Educação Básica Professora Neusa Ostetto Cardoso – Cívico-Militar, Mara Rúbia Gabriel, e o Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar, Maike Adriano Valgas, gestor da unidade. Eles utilizaram o espaço concedido pelo Requerimento nº 090/2025, proposto pelo vereador Douglas Michels, para apresentar o programa, seus resultados e a recente inclusão da instituição no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina.
Primeira da região
A Neusa Ostetto é a primeira e única escola cívico-militar da AMESC, implantada oficialmente em 2025. O modelo se apoia em pilares como segurança no ambiente escolar, disciplina, responsabilidade individual e formação cidadã. Instalado em uma área de vulnerabilidade social, o programa vem sendo considerado uma ferramenta de apoio à comunidade.
Durante a sessão, a diretora Mara Rúbia destacou a importância do modelo e cobrou agilidade do Governo do Estado para a construção da nova sede. “A estrutura atual não é adequada. Precisamos do apoio desta Casa para garantir condições dignas para nossos alunos”, afirmou.
Atuação dos militares
O Coronel Maike apresentou as diretrizes do programa, reforçando que a função da Polícia Militar dentro da escola não é repressiva, mas preventiva. Segundo ele, o foco é atuar nas causas dos problemas, promovendo ambiente organizado e estimulando o aprendizado. Ele lembrou ainda que a gestão pedagógica segue totalmente sob responsabilidade da Secretaria de Educação, enquanto os militares atuam na organização e disciplina.
Resultados e crescimento
Mesmo em fase inicial, a escola já registra avanços. A procura por vagas para 2026 aumentou expressivamente: o número de estudantes deve saltar de cerca de 570 para aproximadamente 800. O gestor também explicou o formato disciplinar baseado na meritocracia, com monitoramento diário por fichas individuais, reconhecendo boas condutas e identificando infrações.
Encerramento
Ao final da apresentação, a diretora e o coronel reforçaram que o modelo cívico-militar tem papel complementar ao trabalho pedagógico, contribuindo para a organização interna e para o desempenho dos alunos. A participação na Câmara buscou tanto prestar contas à comunidade quanto fortalecer o apoio institucional ao desenvolvimento da escola.






