Norma amplia comandos regionais, cria diretorias de inovação e saúde e garante melhor distribuição do efetivo sem aumento de despesas
O governador Jorginho Mello sancionou, nesta sexta-feira (31), a Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A medida promove uma ampla reestruturação na corporação, com o objetivo de modernizar o modelo operacional, ampliar a eficiência dos serviços e valorizar os profissionais da segurança pública.
Entre as principais mudanças estão a criação de duas novas diretorias — uma voltada à inovação tecnológica e outra à saúde e promoção social — além da redistribuição do efetivo de forma mais equilibrada e da ampliação dos comandos regionais, que passam de três para cinco.
“Desde o primeiro dia de governo, tenho trabalhado para fortalecer nossas corporações. Essa nova lei vai melhorar ainda mais o trabalho de excelência que os bombeiros já realizam em Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou que a mudança garante uma melhor progressão na carreira e uma alocação mais justa dos profissionais. Além disso, foram criadas novas estruturas operacionais, como o batalhão de Araranguá, que deixa de ser companhia, e outro batalhão no Litoral Norte, ainda com sede a ser definida.
As novas diretorias reforçarão a pesquisa e inovação e o cuidado com a saúde física e mental dos bombeiros militares, assegurando maior bem-estar e desempenho nas atividades de salvamento e emergência.






