Convite feito, mas não aceito!
O MDB de Criciúma quer recuperar um espaço que já teve com Ronaldo Benedet, ex deputado federal e atual presidente local do partido no município. Nas eleições de 2022, a tentativa foi com duas candidaturas, Ada Faraco de Lucca e Luiz Fernando Vampiro, mas ambos não chegaram entre os três eleitos para a Câmara Federal pelo MDB.
Agora o MDB de Santa Catarina convidou oficialmente Luciane Ceretta, atual secretária de Educação, para filiar-se ao partido e disputar uma vaga de deputada federal nas eleições de 2026. O presidente estadual Carlos Chiodini (deputado federal licenciado e Secretário de Agricultura) disse ter a anuência do MDB nacional.
Perguntada se aceitaria este convite, Ceretta respondeu à coluna: “Não! Estou focada na educação e qualquer conversa política tem que ser feita com o governador Jorginho Mello (PL) a quem devo lealdade. Me senti muito acolhida e respeitada”. Ceretta reforçou que a reeleição de Mello é o seu projeto.
Cobalchini tem cinco emendas aprovadas no novo PNE
O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) teve cinco emendas acatadas no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que orientará as políticas educacionais do país pelos próximos dez anos. As propostas priorizam a alfabetização na idade certa, a equidade entre redes de ensino e a recuperação das aprendizagens nenhuma criança fique fora da escola. O texto segue agora para votação na Comissão do PNE da Câmara dos Deputados.