Em agosto, o estado registrou quase 3 mil novas vagas formais criadas pelas MPEs, que continuam sendo o principal motor do mercado de trabalho
As micro e pequenas empresas de Santa Catarina foram responsáveis pela geração de quase 3 mil novos empregos em agosto, segundo levantamento do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estado acompanhou a tendência nacional, que registrou mais de 124,4 mil novos postos criados por esse segmento em todo o país.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios são essenciais para o desenvolvimento econômico e social. “São o grande motor propulsor do país, gerando emprego e renda. Homens e mulheres que acordam todos os dias e nunca desistem. Viva os pequenos negócios”, destacou.
Nos primeiros oito meses do ano, as MPEs já criaram 982,9 mil postos de trabalho no Brasil, sendo 54,6 mil apenas em Santa Catarina. Em agosto, o setor de serviços liderou a geração de empregos no estado, com 2.558 novas vagas, seguido pela construção civil (203) e comércio (73).
O levantamento foi realizado com base nos dados do Caged, que desde 2020 é integrado ao sistema eSocial. O cadastro é uma das principais fontes de informação sobre o mercado de trabalho formal no país.