Search

Sombrio dá primeiro passo para se tornar referência em inovação e tecnologia

Reunião com representantes do Governo do Estado discutiu leis e iniciativas para atrair investimentos e modernizar a economia local

A Câmara de Vereadores de Sombrio iniciou nesta segunda-feira (22) um movimento estratégico para transformar o município em uma Cidade Inovadora. O encontro, realizado no gabinete do presidente da Casa, vereador Jonas D’ávila, reuniu o Agente Regional de Inovação do programa SC Mais Inovação, Rone Guimarães, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Vitório Gamba.

O objetivo é definir leis e projetos que enquadrem Sombrio no Marco Legal da Inovação de Santa Catarina, ampliando a possibilidade de receber investimentos externos de empresas voltadas à tecnologia e inovação, além de incentivar que negócios locais se modernizem e acompanhem o mercado global.

“Reunimos os vereadores porque leis precisam ser elaboradas, ideias novas trazidas e, claro, precisamos entender o propósito do Governo do Estado de incentivar municípios a focarem em inovação. Isso não é mais o futuro, mas uma necessidade presente para gerar empregos e atrair empreendimentos”, destacou o presidente Jonas D’ávila.

Um exemplo citado foi a Lei de autoria do vereador Joelmo Silveira, de 2023, que dispõe sobre a tecnologia 5G. “Na época já era urgente. A tecnologia evolui muito rápido, e nós, como legisladores, temos a obrigação de preparar Sombrio para essa realidade”, reforçou Joelmo.

A partir da reunião, os vereadores vão trabalhar em uma lista de legislações e projetos necessários para adequar o município ao marco regulatório, consolidando Sombrio como polo de inovação e oportunidades.