Search

Seminário em Florianópolis fortalece debate sobre educação bilíngue para surdos

Nesta quinta-feira, 18/09, o programa Post Notícias recebeu a professora do IFSC, Ana Paula Jung, e a tradutora de libras Mayrla Machado, para falar sobre o Seminário e Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos do Brasil, que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro em Florianópolis.

Organização e Público-Alvo
O seminário, organizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em parceria com o IFSC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado no Plenário Antonieta de Barros, na ALESC. Segundo a pedagoga Ana Paula, a escolha do local se deu pela estrutura oferecida e para dar maior visibilidade à pauta da educação bilíngue.

O evento é direcionado a professores, intérpretes, profissionais da educação, mas, principalmente, à comunidade surda, seus familiares e demais interessados na área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo.

Avanços na Educação de Surdos no Brasil
Ana Paula ressaltou que a discussão sobre a educação bilíngue para surdos tem ganhado força no Brasil, especialmente após a Lei de Libras de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como a língua da comunidade surda. Ela atribuiu o crescimento do interesse pela Libras e pela educação de surdos aos movimentos sociais da comunidade surda, que lutaram por seus direitos e visibilidade.

O seminário contará com a participação de nomes importantes do cenário nacional, como a diretora de políticas educacionais de educação bilíngue do Ministério da Educação (MEC), Patrícia Rezende, representantes da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENES) e a primeira vereadora surda do Brasil. A palestrante destacou que o evento é uma oportunidade para qualificar o debate sobre o tema, com um olhar voltado para a realidade do dia a dia das escolas.

Representação do Sul do Estado
A pedagoga Ana Paula Jung comentou a mobilização dos profissionais de educação de Araranguá, que entraram em contato com a organização do evento para garantir sua participação. Ela celebrou o interesse e a adesão da região, já que a Secretaria de Estado da Educação liberou os profissionais para o seminário. O objetivo é que o evento atinja o estado como um todo, garantindo que as discussões cheguem a todas as localidades, inclusive as mais distantes dos grandes centros
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/OJ7Ed9l68ek?feature=share