O programa post notícias recebeu, nesta segunda-feira, 15/09, o superintendente da FAMA, Maureci Raul Rodrigues, para falar sobre as ações em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, que será celebrado no próximo dia 21.
O superintendente Maureci Rodrigues destacou o empenho da prefeitura de Araranguá na questão ambiental, com o plantio de mais de 35 mil árvores em espaços públicos e áreas verdes. Ele também citou a criação da Escola Ecológica no Parque Belinzoni, que atenderá a rede de ensino.
Rodrigues apresentou projetos inovadores da FAMA para a conscientização ambiental, como o Projeto Arco-Íris, focado na limpeza e preservação do rio, e o Conhecendo para Preservar, que utiliza QR Codes em árvores de espaços públicos como o Parque Belinzoni. O QR Code, ao ser escaneado, fornece informações sobre a espécie, sua história e se ela é nativa ou exótica. Essa iniciativa, segundo o superintendente, visa educar a população e criar um inventário das árvores urbanas do município.
O superintendente informou que a FAMA tem um alto estoque de mudas, obtidas através de multas por crimes ambientais, que são revertidas na compra de novas árvores. Para celebrar a data, a FAMA promoverá o “Pedágio Verde” no sábado, 20/09, das 9h às 12h, em frente ao deck de contemplação.
A iniciativa distribuirá gratuitamente 550 mudas para a população e, em parceria com o projeto do Rotary, plantará mais 127 mudas em uma área degradada do município. Rodrigues enfatizou que a espécie de Ipê Amarelo, árvore símbolo da cidade, está entre as mais procuradas e sempre disponível.
Rodrigues reforçou o convite à população, incentivando que levem as mudas para suas casas e se engajem no movimento de tornar a cidade mais verde. O evento também contará com a presença do prefeito César e do grupo Laios.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/zMBsR1-ewYQ?feature=share