Prefeitos da região entregaram ofício com pedidos de federalização, novo traçado e mais segurança no trecho após a abertura da Serra da Rocinha
O novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Amauri Souza de Lima, confirmou que estará na região do Extremo Sul Catarinense na segunda quinzena de setembro para conhecer a realidade do tráfego na BR-285. No cargo há cerca de 20 dias, Amauri aceitou o convite dos prefeitos de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt, de Ermo, Paulo Della Vecchia, e de Timbé do Sul, Vilmar Mafioletti. A visita será acompanhada por engenheiros do órgão.
Durante a audiência, o prefeito de Turvo apresentou um ofício solicitando a federalização da BR-285 entre Timbé do Sul e Araranguá (Sanga da Toca). Segundo ele, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, já demonstrou apoio à proposta em recente visita à Amesc. O documento também pede a discussão de um novo traçado alternativo para garantir a segurança do tráfego, principalmente após a abertura da Serra da Rocinha, que aumentará significativamente o fluxo de veículos pela avenida municipal em Turvo.
Outro ponto levantado foi a necessidade de uma audiência pública para tratar das soluções e da segurança do atual trecho, especialmente no que diz respeito ao deslocamento de máquinas agrícolas. Os prefeitos de Ermo e Timbé do Sul também apresentaram suas demandas locais.
Além das lideranças municipais, participaram do encontro o chefe de gabinete do deputado federal licenciado e atual secretário de Agricultura de Santa Catarina, Carlos Chiodini — responsável pelo agendamento da audiência —, o secretário de Obras de Turvo, Esio Simão, e o vice-prefeito Laerte Casagrande.