Search

Especialista alerta: golpes com cartões físicos e por aproximação crescem em todo o país

No programa Post Notícias desta terça-feira, 26/08, o quadro “Segurança Digital” recebeu o policial civil Robson Silva, que trouxe dicas essenciais para proteger os usuários de cartões de crédito e débito contra os golpes cada vez mais comuns.

Golpes com Cartões Físicos e a Importância da Tecnologia
Robson Silva explicou que os cartões com tarja magnética são extremamente vulneráveis e facilmente copiáveis, recomendando a substituição por cartões com chip, que são mais seguros. Contudo, mesmo com o chip, o risco existe, especialmente em ambientes de grande circulação. O golpista pode, por exemplo, simular um erro na maquininha para pegar o cartão da vítima, trocar por um falso, e usar a senha obtida para fazer compras.

O especialista ressaltou que o cartão por aproximação é uma opção mais segura, já que não precisa ser inserido na maquininha, impedindo a coleta de dados e a troca do cartão. No entanto, ele alertou para o risco de aproximação em locais de grande aglomeração, onde um criminoso pode aproximar a maquininha do seu bolso ou carteira para realizar pequenos débitos. Para evitar isso, a dica é usar carteiras com proteção ou guardar o cartão em locais mais seguros.

A Melhor Forma de Prevenção e o que Fazer em Caso de Golpe
Para Robson, a maneira mais segura de usar o cartão é por meio de smartphones ou smartwatches. Esses dispositivos utilizam a tecnologia de tokenização, que gera um número aleatório para cada transação, e exigem autenticação biométrica (digital ou facial) para confirmar o pagamento, tornando praticamente impossível a ação de golpistas.

Em caso de uma movimentação estranha, a primeira atitude a ser tomada é entrar em contato com o banco imediatamente para cancelar o cartão, minimizando o prejuízo. Depois, o usuário deve fazer um registro policial. Por fim, o especialista indicou seu perfil @robsonsilva.cyber no Instagram e TikTok, onde compartilha mais dicas de segurança digital.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/t5Wwyar1S8k?feature=share