Search

Vereadora de Meleiro, Morgana Figueredo, fala sobre sua trajetória política e projetos em andamento

No programa Post Notícias desta segunda-feira, 11 de agosto, a vereadora de Meleiro, Morgana Figueiredo (PL), participou do quadro Enfoque Político. Em seu segundo mandato, Morgana, de 31 anos, discutiu sua entrada inesperada na política, a importância da participação feminina e suas principais pautas de atuação.

Início da carreira e crescimento eleitoral

Morgana contou que entrou na política “de paraquedas” em 2020, aos 26 anos, após um convite do ex-prefeito Éder Matos. Inicialmente tímida e inexperiente, ela aceitou o desafio e se elegeu com 162 votos. Ela destacou que o crescimento de sua votação na eleição seguinte, onde se tornou a terceira vereadora mais votada, reflete o reconhecimento de seu trabalho pela população. Morgana atribuiu o sucesso à sua dedicação, humildade e à promessa de um mandato presente e realista, sem prometer o que não poderia cumprir.

Projetos e pautas de destaque

A vereadora detalhou os principais projetos de seu mandato, que incluem:

Doação de Sangue: A criação de um grupo de doação de sangue no município, que hoje conta com mais de 150 pessoas, incentivando doações e o cadastro para doação de medula. A iniciativa já levou o Hemosc a realizar coletas no município, um serviço que não acontecia há mais de 8 anos.

Encontro dos Arrozeiros: A criação de um evento voltado para os agricultores de arroz, que é a principal cultura do município. A iniciativa, em parceria com a Epagri, visa valorizar a agricultura local e fornecer conhecimento aos produtores.

SC-447: A luta pela melhoria da rodovia que conecta a região e sofre com enchentes frequentes. Morgana tem cobrado o governo do estado por um projeto de elevação da pista e de melhoria na iluminação, ressaltando a importância da rodovia para o escoamento da safra e o trânsito diário.

Conflito de carreiras e representatividade feminina

Formada em Engenharia Civil, Morgana relatou que precisou “dar uma recuada” na sua carreira profissional para se dedicar ao mandato. Ela revelou que não se sentia totalmente realizada na profissão e, no ano passado, iniciou uma nova graduação em Nutrição, uma área que acredita estar mais alinhada com seus interesses e que pode ser utilizada para promover a saúde da população.

Por fim, a vereadora abordou a representatividade feminina na política, destacando que, apesar de Meleiro ter eleito duas mulheres, a jornada é desafiadora. Ela refutou a ideia de que ser mulher na política é mais fácil, reforçando a necessidade de mais representatividade para alcançar um equilíbrio.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/-lBMwPCosdE?feature=share