Search

Post Notícias no Gabinete do Prefeito de Araranguá: balanço dos 7 meses e projetos futuros

Nesta quinta-feira, 7 de agosto, o programa Post Notícias foi até o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), para uma entrevista especial diretamente de seu gabinete. O prefeito, que está em seu segundo mandato, discutiu as obras em andamento, os projetos futuros para a cidade e a gestão financeira do município.

 

Foco em Obras e Desenvolvimento

César Cesa enfatizou que a prioridade de sua gestão é a realização de obras para recuperar o tempo perdido na cidade. Ele citou diversas iniciativas em andamento, como a finalização do Hospital Bom Pastor, a construção do Dino Parque e de uma escola ecológica, a revitalização da orla com o trem na barranca, a inauguração de duas novas creches e a construção de novos postos de saúde.

Ele ressaltou o slogan de seu governo: “Onde tiver CEP, lá tem uma obra do governo”, reforçando o compromisso de tratar todos os bairros de forma igualitária. Ele mencionou obras em áreas como a Barra Velha e as Ilhas, além de um projeto de turismo de água doce para a frente do Menino Jesus de Praga.

 

Gestão Financeira e Austeridade

Ao ser questionado sobre a gestão financeira, o prefeito destacou a austeridade como um dos pilares de seu governo. Ele afirmou que o município tem mantido a folha de pagamento em cerca de 43%, bem abaixo do limite prudencial, o que permite a realização de mais obras.

Ele também defendeu a não adesão a programas de Refis, exceto para a população de baixa renda, e explicou a estratégia do município de cobrar impostos em atraso de forma judicial. Em relação aos precatórios, ele informou que o município está pagando valores mensais significativos para tentar diminuir a dívida, que, segundo ele, foi historicamente mal gerida.

 

Projetos Futuros e o Desafio da Polarização Política

O prefeito César Cesa revelou novos projetos em negociação, como uma verba de R$ 143 milhões para obras na Barra Velha, a construção de uma nova rotatória e o asfaltamento das margens de um prolongamento até o Campo Verde.

Ele também falou com orgulho de uma obra para sua “alma”: a transformação do antigo UCA em um centro para crianças com autismo, com piscina térmica e atividades de ecoterapia, em parceria com a Universidade Federal.

Sobre a política, Cesa afirmou que Araranguá não tem sofrido com a polarização entre direita e esquerda, já que todos os 15 vereadores estão alinhados com o governo. Ele disse que o foco da gestão está em encontrar o melhor para a cidade, independente da sigla partidária. Ele deixou em aberto seu futuro político, afirmando que pretende focar no cumprimento de seu atual mandato e que a decisão sobre a sucessão em 2028 será tomada com base no que for “melhor para a cidade”.

 

Entrevista completa no Instagram:@aposttv
https://www.instagram.com/reel/DNDfDg0uiNH/
ou
https://youtube.com/live/l-uhWRHb3JI?feature=share