Search

Câmara aprova projeto para tornar Sombrio 100% sustentável com uso de energia solar

A Câmara Municipal de Sombrio aprovou, na sessão desta segunda-feira (4), o Projeto de Lei nº 28/2025, que institui o Programa Sombrio 100% Sustentável. A iniciativa, de autoria do vereador José Artur Pereira, com coautoria do vereador Rafa Enfermeiro, prevê a instalação de painéis solares em prédios públicos da cidade, com prazo de até oito anos para a implantação total do sistema.

De acordo com o projeto, a medida será implementada de forma gradativa, de modo a não comprometer os cofres públicos com custos imediatos elevados. Já as novas edificações públicas, como creches, escolas e unidades de saúde, deverão incluir o sistema de energia solar diretamente nos projetos de construção.

“O projeto é um exemplo de como podemos preservar o meio ambiente, economizar recursos públicos e ainda incentivar a população a buscar alternativas sustentáveis de energia”, destacou o vereador Rafa Enfermeiro, que está como prefeito em exercício durante a semana.

Segundo os parlamentares, a economia gerada com a redução dos gastos em energia elétrica poderá ser revertida para áreas essenciais como saúde e educação. “A proposta também reforça o compromisso da Câmara com iniciativas que, mesmo com impacto a médio e longo prazo, trazem benefícios reais para o futuro da nossa cidade”, afirmou o vereador Zé Artur.

Ambos os vereadores reforçaram que a Câmara de Sombrio segue unida na aprovação de leis que buscam soluções concretas para os desafios do município.