Search

Décio Lima e Luis Sabanay ganham protagonismo no PT nacional com missão de ampliar diálogo e reforçar base de apoio a Lula

O ex-deputado federal Décio Lima e o pastor e teólogo Luis Sabanay assumiram funções estratégicas na nova composição do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como presidente Edinho Silva, eleito durante o 8º Congresso Nacional do partido. Com mandato de quatro anos, a nova executiva nacional terá o desafio de ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade e fortalecer o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

Décio Lima, que também preside o Sebrae Nacional, destacou o novo momento vivido pelo partido.

“Estamos vivendo uma condição muito diferente de tudo o que já experimentamos na história do nosso partido. Em Santa Catarina, percebemos um ambiente de retomada das condições objetivas. Isso nos permite, mais uma vez, alcançar um resultado surpreendente em nível nacional”, avaliou.

“Eu e o Sabanay temos agora a responsabilidade de trabalhar firmes, ouvir as pessoas e ampliar o diálogo com temas de interesse da população.”

Luis Sabanay, pastor presbiteriano e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Religião da Fundação Perseu Abramo, reforçou a importância de estabelecer pontes com públicos estratégicos, como os evangélicos.

“Estamos falando de quase 27% da população brasileira, o que equivale a cerca de 47 milhões de pessoas. Nosso desafio é escutar essas vozes, compreender suas demandas e mostrar que o PT também está comprometido com essa missão”, afirmou.

A estratégia nacional segue alinhada com o modelo de frente ampla que levou Lula à vitória em 2022. O objetivo da nova direção é construir uma base sólida de diálogo, ampliar a presença do partido em estados conservadores como Santa Catarina e consolidar o caminho para um novo ciclo de vitórias eleitorais.

Com trajetórias complementares — Décio no campo político e institucional; Sabanay no diálogo com a fé e os movimentos sociais —, os dois dirigentes simbolizam a tentativa do PT de unir diferentes frentes e fortalecer o partido em nível nacional e regional.