O Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, registrou um aumento expressivo nos atendimentos oftalmológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após a inauguração de um novo ambulatório exclusivo, em junho. Com uma estrutura moderna e totalmente adaptada, o número de atendimentos saltou de 1.809 em maio para 2.788 em junho — um crescimento de 54%.
Localizado em frente à rótula do hospital, na Rua Nereu Ramos, onde funcionava o antigo Sicoob, o novo espaço tem capacidade para até 100 atendimentos diários. A estrutura conta com dois consultórios, uma sala de exames, sala de triagem, brinquedoteca e três salas administrativas, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado.
“É qualidade de atendimento particular, mas acessível a todos pelo SUS”, destaca Jean Gonçalves, diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima. Antes da mudança, os atendimentos ocorriam em uma área improvisada sob lona, com pouca proteção contra as condições climáticas.
Os reflexos positivos foram sentidos em todas as áreas do serviço. Os exames aumentaram de 1.275 para 2.033 (+59%), os procedimentos oftalmológicos passaram de 151 para 223 (+47%) e as cirurgias saltaram de 84 para 149 (+77%). Já o número de consultas foi de 299 para 383 (+28%).
Para Jean, a nova estrutura representa um marco na busca por humanização e qualidade no atendimento. “Sabíamos que era preciso ir além da improvisação para acolher com dignidade. O novo ambulatório cumpre esse papel e demonstra o nosso compromisso com a saúde pública de excelência”, afirma.