Search

Edinho Silva empossado como presidente do PT nacional

O PT deu posse a Edinho Silva como presidente nacional do partido após sua vitória no Processo de Eleições Diretas (PED). Ele assumiu em lugar do presidente interino, o senador Humberto Costa, quando a presidente Gleise Hoffmann assumiu Secretaria de Relações do Governo Lula.

No discurso de posse de Edinho ele tratou Gleise como a melhor presidente da história do partido e Lula como maior líder da história do Partido dos Trabalhadores.

A julgar pelo que disse Edinho o PT irá manter a política de buscar alianças no arco à esquerda e manter o diálogo com os partidos de centro.

O novo presidente disse que irá se empenhar para o PT voltar a se comunicar com as bases; trabalhar a nucleação de bairros; retomar o orçamento participativo; ampliar o diálogo com o movimento sindical; reforçar a aproximação do PT com a sociedade por meio do cooperativismo; e tratou de uma série de outros temas de interesse social.

Disse ainda que os mandatos são importantes para manter a hegemonia política, mas que não estão acima das “instâncias partidárias”.

Sem falar diretamente na questão do tarifaço, tratou do tema soberania nacional e disse que o Brasil não irá aceitar ser um quintal dos Estados Unidos.

 

PT quer dialogar com não petistas

Edinho é da corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), que defende a ampliação das alianças. O novo presidente disse que o partido precisa dialogar com os eleitores que não votaram no PT.