Evandro a estadual e Zé Milton a federal: anúncio dia 8 de agosto
Depois que o deputado estadual Tiago Zilli (MDB) anunciou esta semana em Araranguá que irá disputar novamente uma vaga no parlamento catarinense o próximo anúncio virá do Progressistas.
Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, em Araranguá, com a presença da presença regional, acontece o lançamento da dobradinha do partido para as eleições de 2026.
Zé Milton Scheffer (PP), depois de 2 mandatos de prefeito se Sombrio (eleito em 2000 e 2004) e 4 como deputado estadual (eleito em 2010, 2014, 2018 e 2022), irá buscar uma vaga na Câmara Federal.
Já o prefeito Evandro Scaini (PP), depois de 4 mandatos como prefeito de Balneário Arroio do Silva (eleito em 2008, 2012, 2020, 2024, e de ter sido candidato a deputado estadual em 2018, deverá disputar novamente a eleição em busca de vaga no parlamento catarinense.
Rafa Enfermeiro assume Prefeitura antes de renunciar à presidência da Câmara de Sombrio
Graças ao bom relacionamento com Gislaine Cunha (MDB) e para manter o bom relacionamento com o PL – partido que apoia o governo-, o vice prefeito Jeriel Isoppo (MDB) abriu mão de assumir como prefeito interino entre os dias 4 e 8 de agosto com a licença da prefeita. Abriu espaço para o presidente da Câmara, Rafael Dos Santos Silva, o Rafa Enfermeiro (PL) assumir o comando do município.
Com isso, o vice-presidente Jonas D’Ávila (MDB), assume a Câmara de Vereadores e fica até dia 8 de agosto como presidente.
Já no dia 11 de agosto está programada a renúncia de Rafa Enfermeiro como presidente do Poder Legislativo. Jonas D’Ávila assume a presidência de forma interina e tem até 30 dias para convocar nova eleição da Mesa Diretora.
Jonas deve convocar a eleição em seguida aproveitando ainda que o vereador Jucemar Custódio, o Bujão (PSDB), ainda segue no mandato – foi cassado pela Justiça Eleitoral, mas segue na Câmara. O grupo da situação tem 7 vereadores (4 do MDB, 2 do PL e 1 do PSDB). A oposição tem 4 vereadores (3 do PP e 1 do PSD), mas Agnaldo do Maracujá (PP) está na expectativa para assumir a vaga, o que muda a correlação de forças para 6 x 5.
Vampiro perto do PSD
Enquanto isso, o MDB está prestes a perder um deputado federal (em exercício). Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, está com o pé no PSD. A operação deverá ter a digital do deputado estadual Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa.