A Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (ASSIMA) acompanha com grande expectativa o possível anúncio do novo Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) da categoria pelo Governo do Estado. A expectativa gira em torno da cerimônia de comemoração dos 50 anos do IMA, marcada para esta quarta-feira (30), às 19h, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A efetivação do PCCS é considerada uma demanda histórica da categoria e vem sendo articulada há anos pela ASSIMA em diálogo com o Executivo estadual. O desejo dos servidores é que o governador Jorginho Mello anuncie oficialmente o envio do plano à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) durante a solenidade, para que sua tramitação seja iniciada ainda em 2025.
“Esperamos que, depois de todas as semanas de negociação e dos ajustes feitos a pedido do Governo, seja anunciado o envio do PCCS à Alesc. Caso contrário, precisaremos repensar toda a estratégia de negociação”, afirmou o presidente da ASSIMA, Bruno Sodré.
O processo de construção do plano começou em 2022 e envolveu participação direta dos servidores, escuta nas 16 regionais do órgão e apresentação pública por meio do projeto “ASSIMA na Estrada”. O documento final, considerado maduro e pronto para análise legislativa, é acompanhado ainda de um Plano Estratégico de Carreira (PEC), que propõe diretrizes para o fortalecimento técnico-científico da carreira pública ambiental em Santa Catarina.
A cerimônia no CIC celebrará os 50 anos do IMA, relembrando desde a criação da antiga Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente (FATMA), em 1975, até sua transformação em Instituto do Meio Ambiente em 2017. Para a ASSIMA, o evento é um marco simbólico, mas que precisa ser acompanhado da valorização prática da categoria.