Vereadores também destacaram o sucesso da Festa do Colono e aprovaram indicações voltadas à segurança e infraestrutura
A 21ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maracajá, realizada na noite de segunda-feira (29), foi marcada por homenagens, reivindicações da comunidade e elogios à 31ª Festa do Colono.
Entre os destaques da sessão, foi aprovada uma Moção de Aplauso ao jovem Pablo Dal Toé Boza, estudante maracajaense que conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo o único premiado da região sul catarinense em nível nacional. A homenagem reuniu familiares, professores e autoridades municipais.
Ainda no expediente, o presidente da Câmara, Daniel Borges Mendonça (PSD), recebeu um abaixo-assinado de moradores da Rua 235, no bairro Vila Beatriz, solicitando mais debate sobre o projeto que prevê nomear a via. Os moradores sugerem nomes com vínculo comunitário, como Osni João Barcelos e Ivonete Borges Castro.
Na pauta de votação, foram aprovadas duas indicações importantes para a mobilidade e segurança urbana. O vereador Presalino Ramos Neto (PSD) propôs a instalação de lombadas na Avenida Getúlio Vargas, onde já ocorreram atropelamentos e há intenso fluxo de veículos e pedestres. Já o vereador Wellington Júnior de Farias (União Brasil) solicitou operação tapa-buracos na Rua Guedes de Souza Machado, no bairro Vila Beatriz, alertando para riscos a pedestres e ciclistas.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do vereador Presalino Ramos Neto (PSD), que denomina a Rua 108, no Centro, como Rua Augusta Martinelo Escarduelli, em homenagem à educadora e líder comunitária da Igreja Católica.
Na palavra livre, os vereadores enalteceram o sucesso da 31ª Festa do Colono, considerada histórica pelo público recorde, organização e programação. O show do cantor Eduardo Costa, as missas, desfiles e participação de agricultores foram citados como destaques. Houve também elogios ao empenho de servidores públicos e da equipe de organização.
A sessão foi encerrada com agradecimentos à população e reafirmação do compromisso dos parlamentares com as demandas comunitárias.