A Prefeitura de Meleiro, por meio da Secretaria de Saúde, lançou oficialmente o projeto “Transporte Oncológico NOIA” nesta terça-feira (29). A nova iniciativa garante transporte exclusivo e gratuito para os pacientes em tratamento contra o câncer, oferecendo conforto, segurança e dignidade no deslocamento até as unidades de referência, como a UNACON.
O projeto foi viabilizado com a entrega de um veículo 0 km destinado exclusivamente à função, atendendo a uma demanda real enfrentada por pacientes do município – atualmente, 33 pessoas utilizam o transporte para tratamento oncológico.
Com o novo serviço, a gestão municipal reforça seu compromisso com uma saúde pública mais empática, humanizada e acessível. O nome escolhido, “NOIA”, é uma homenagem ao morador Agenor Teixeira, conhecido por todos como Noia, que há mais de 10 anos realiza tratamento oncológico com coragem e resiliência.
“A escolha do nome é uma homenagem em vida, um símbolo de respeito a todos que enfrentam essa batalha”, afirmou a secretária de Saúde, Hanna Arns Raupp. “É mais que transporte – é cuidado, carinho e dignidade.”
O prefeito Anderson de Souza também destacou o caráter humano do serviço: “Nosso compromisso é com a dignidade de cada cidadão. O transporte oncológico é um gesto de respeito a todos os guerreiros e guerreiras de Meleiro.”