O vereador Nelson Soares (MDB) esteve no programa Post Notícias da Post TV para fazer um balanço do primeiro semestre de seu segundo mandato na Câmara Municipal. Em entrevista, Nelson destacou a harmonia no legislativo, a liderança do presidente da Casa e adiantou projetos que pretende focar nos próximos meses.
Avaliação do primeiro semestre: harmonia e democracia na Câmara
Nelson Soares iniciou sua avaliação elogiando a condução da Câmara pelo presidente Paulinho, descrevendo-o como “bastante democrático” e “aberto”. O vereador destacou as reuniões sistemáticas e as mudanças estruturais que promoveram uma maior abertura na presidência.
“Eu acho que o Paulo demonstra uma sabedoria política para conduzir a Câmara de Vereadores, na minha avaliação é muito positivo, a forma como ele abriu a presidência”, afirmou Nelson.
Ele também observou o protagonismo de alguns dos novos vereadores e a busca por projetos positivos. Apesar de reconhecer as limitações orçamentárias do executivo, Nelson ressaltou que a Câmara tem se dedicado a apresentar “boas ideias” para a administração municipal, atuando como fiscalizadora e sugerindo melhorias por estar próxima da população.
O vereador mencionou a diminuição da fragmentação partidária na Câmara, que agora conta com quatro bancadas (MDB, União Brasil/PP federados, Republicanos e PSD). Nelson Soares celebrou a harmonia entre os partidos em Araranguá, contrastando com a polarização política em níveis estadual e federal. Ele atribuiu essa harmonia à “inteligência política” do prefeito César, que tem conseguido atender aos vereadores de forma equitativa, garantindo que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas.
Diálogo e proximidade com o executivo
Nelson Soares confirmou que a relação entre o legislativo e o executivo é “muito boa e próxima”. Ele explicou que, quando surgem projetos mais “sensíveis”, são realizadas reuniões prévias com a presença de representantes do governo, como o ex-presidente da Câmara Luciano Pires (que faz a ponte com o governo), o procurador municipal ou secretários de Saúde e Educação.
“Quando chega na Câmara, às vezes as pessoas dizem, ah, mas não se discute nada na Câmara. É que se discute antes”, revelou o vereador. Essa dinâmica, segundo ele, garante que os projetos cheguem para votação já com o consenso necessário, evitando debates prolongados nas sessões.
Foco no Segundo Semestre: Marcenarias e Problemas da Barranca
Para o segundo semestre, Nelson Soares adiantou que focará em dois temas principais:
Setor de Marcenarias: O vereador tem trabalhado para organizar o setor de marcenarias, marmorarias e ferragens do município. Ele revelou que existem mais de 300 empresas registradas nesse ramo em Araranguá e pretende criar um núcleo específico para elas dentro da ACIVA, buscando melhor organização e representatividade.
Problemas da Barranca: Nelson continuará a lutar por soluções para os moradores da área da barranca do rio, abordando questões como as comportas, a declaração de calamidade pública em certas áreas e, principalmente, o problema da energia elétrica. “A gente precisa mudar isso, a gente precisa mudar porque a população lá sofre muito com as construções e com a religação de energia elétrica”, enfatizou, ressaltando a dificuldade de viver sem energia no século XXI.
Além dessas pautas prioritárias, o vereador seguirá com o trabalho diário de atender às demandas da população, como sugestões para nomes de rua, lombadas, calçamentos e troca de bocas de lobo.
Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/AB8xRZKypLo?feature=share