Search

Movimento aéreo internacional cresce mais de 62% em Santa Catarina no primeiro semestre

O movimento aéreo internacional de passageiros e cargas teve um aumento expressivo em Santa Catarina no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilados pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o estado registrou crescimento de 66,9% na movimentação de cargas e 62,3% no número de passageiros internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024.

Ao todo, 733,3 mil passageiros internacionais passaram pelo Aeroporto de Florianópolis nos primeiros seis meses do ano — número que já representa 82,4% do total registrado em todo o ano passado. A expectativa da SPAF é de que o estado ultrapasse a marca de 1 milhão de passageiros internacionais ainda em 2025, impulsionado pela ampliação de rotas para Lima e cidades do Mercosul.

“O movimento registrado até agora aumenta as expectativas. Temos confiança de que a meta será alcançada antes do previsto”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.

A movimentação de cargas também teve destaque. Com 3,3 mil toneladas transportadas pelo Aeroporto de Florianópolis, o terminal catarinense figura como o que mais cresce no Brasil e o terceiro da América Latina, segundo a Zurich Airport.

A secretária de Turismo, Catiane Seif, avaliou os resultados como reflexo de um esforço contínuo para projetar Santa Catarina no cenário global. “A alta no fluxo internacional mostra que nossas ações estão surtindo efeito”, declarou.

No cenário doméstico, o crescimento foi mais tímido: 2,4% em relação ao primeiro semestre de 2024, com 3,5 milhões de passageiros. O Aeroporto de Florianópolis lidera com 1,8 milhão de embarques e desembarques, seguido por Navegantes (1,1 milhão), Chapecó (295,1 mil), Joinville (268,9 mil), Jaguaruna (47,8 mil) e Correia Pinto (3,6 mil).