Search

Câmara de Araranguá aprova anteprojeto que propõe telemedicina no SUS municipal

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou, durante a 36ª sessão ordinária, o Anteprojeto de Lei nº 065/2025, de autoria do vereador Samuca, que propõe a regulamentação da telemedicina no Sistema Público de Saúde do município. A proposta segue agora para análise do Poder Executivo.

A iniciativa tem como base a Resolução nº 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e visa permitir que pacientes, ou seus representantes legais, optem por atendimentos médicos remotos, quando possível e adequado, sob a responsabilidade de profissionais de saúde habilitados.

O vereador Samuca destacou a relevância da proposta:

“É uma iniciativa de extrema importância para a saúde de Araranguá. A telemedicina já é realidade no mundo e pode suprir a ausência de especialidades como endocrinologia, psiquiatria, psicologia, infectologia, clínica médica e neurologia, que muitas vezes não conseguimos oferecer presencialmente.”

Samuca também compartilhou um exemplo pessoal para reforçar sua defesa ao projeto:

“Minha filha precisou de um neuropediatra, e realizou o tratamento via telemedicina. Foi maravilhoso. Essa experiência me fez entender ainda mais a importância de levar esse recurso para quem precisa.”

A justificativa ressalta ainda que o uso da telemedicina ganhou força durante a pandemia de Covid-19 e representa um avanço estratégico no Sistema Único de Saúde (SUS), com benefícios como maior agilidade no atendimento, otimização de recursos e ampliação do acesso à saúde pública.