Durante um balanço dos três anos à frente do Sebrae Nacional, o presidente da instituição, Décio Lima, afirmou que Santa Catarina é hoje a “terra do Microempreendedor Individual (MEI)” e destacou a consolidação do empreendedorismo como pilar da cultura brasileira. O pronunciamento ocorreu nesta semana e reuniu dados que evidenciam o papel estratégico dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do país.
De acordo com Décio, 2024 já registrou a abertura de mais de 4 milhões de micro e pequenas empresas, responsáveis por 1,3 milhão de novos postos de trabalho.
“Hoje, 60% dos brasileiros sonham em empreender. O Sebrae tem sido instrumento fundamental para transformar esse sonho em realidade, principalmente com políticas de inclusão e acesso ao crédito”, afirmou.
Entre os avanços citados, o presidente do Sebrae destacou a política de crédito assistido voltada para quem antes não tinha acesso a financiamentos.
“Nós saímos de R$ 1 bilhão para R$ 12 bilhões em crédito neste ano. E mais do que liberar recursos, nós garantimos apoio técnico para que esses negócios tenham longevidade e consigam escalar”, disse.
Décio também exaltou o papel do estado catarinense na transformação digital dos pequenos negócios, chamando-o de “Vale do Silício brasileiro”.
“Santa Catarina é referência. Hoje, qualquer empreendedor do interior do estado já opera em uma lógica global, e o Sebrae está promovendo essa inclusão digital. Já alcançamos 76% de integração da pequena economia ao mundo online”, completou.
Segundo ele, a atuação do Sebrae é uma resposta à concentração histórica de capital.
“Essa economia nunca foi feita para os pequenos. Por isso, estamos invertendo a lógica: promovendo inclusão produtiva e autonomia para quem mais precisa.”