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Alunos do 5º ano da Escola Sesc propõem ecobarreiras no Rio Araranguá

Estudantes do 5º ano da Escola Sesc de Araranguá ocuparam o Plenário da Câmara de Vereadores, na tarde de quinta-feira (17), para apresentar o projeto ambiental “Araranguá: Passado, Presente e Futuro”. A iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade escolar e propõe a instalação de ecobarreiras no Rio Araranguá como solução para conter o acúmulo de resíduos sólidos.

Coordenado pela professora Juliana Teixeira, o projeto envolveu disciplinas como Ciências, História, Geografia e Português, e foi desenvolvido ao longo do ano letivo com turmas do período matutino e vespertino. Durante a sessão, os alunos Alice, Bianca, Helena, Theo, Lucas e Davi Lucca explicaram o processo de criação da proposta, que incluiu uma visita técnica ao rio para análise da situação ambiental.

A apresentação contou com maquete funcional construída com materiais recicláveis, ilustrando a proposta de forma prática e educativa. A ideia também será exposta na Mostra de Arte e Ideias da escola, com a intenção de transformar o projeto em ação concreta.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Souza, acompanhou a sessão e destacou que o Anteprojeto de Lei nº 016/2025, de sua autoria, também propõe a instalação de ecobarreiras no Rio Araranguá. O superintendente da FAMA, Maureci Rodrigues, elogiou a iniciativa dos estudantes e apontou desafios técnicos para a execução, devido à largura e navegabilidade do rio. “A consciência ambiental demonstrada pelas crianças é admirável e nos inspira a seguir buscando soluções viáveis”, afirmou.