Search

Cidasc conclui controle de foco de Influenza Aviária em Meleiro

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) finalizou nesta semana as ações de controle e monitoramento do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência na localidade de Tranqueira, em Meleiro, Extremo Sul catarinense. O foco foi oficialmente encerrado na sexta-feira (11), porém o acompanhamento continuou durante o fim de semana para garantir a sanidade da avicultura local.

Equipes da Cidasc, compostas por médicos-veterinários, vistoriaram todas as granjas comerciais num raio de 3 km ao redor do foco, conforme determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, propriedades com aves de subsistência também foram inspecionadas em ação conjunta com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destacou o comprometimento da companhia em ir além das normas, reforçando medidas de biosseguridade junto aos produtores rurais. Ela ressaltou ainda o apoio do governo estadual, liderado pelo governador Jorginho Mello, para garantir a efetividade dos trabalhos.

Entre as principais orientações aos produtores estão a instalação de telas em aviários para evitar contato com aves silvestres, higiene rigorosa no manejo das aves, restrição de acesso ao aviário, fornecimento de alimentação e água tratada, além da limpeza constante do entorno dos galinheiros.

A Cidasc reforça que o consumo de carne e ovos provenientes de estabelecimentos legalmente inspecionados é seguro, devido aos protocolos rigorosos de fiscalização da cadeia produtiva.

Casos suspeitos de influenza aviária devem ser comunicados imediatamente pelo e-Sisbravet, escritórios locais da Cidasc, ou pelo telefone 0800 643 9300, para garantir uma rápida resposta das equipes de defesa sanitária.

A Prefeitura de Meleiro também apoiou as ações com a disponibilização de máquinas e servidores, colaborando para o controle do foco originado por aves migratórias em uma criação de fundo de quintal.