Alunos do 2º ano do Ensino Médio e do 3º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da região da AMESC participaram, nesta quinta-feira (10), da etapa regional do II Festival de Filmes, com produções voltadas ao enfrentamento do bullying e do cyberbullying nas escolas.
Com o tema “Bullying, cyberbullying e as formas de enfrentamento na escola: cultura de paz e comunicação não violenta”, os estudantes apresentaram curtas-metragens e desenhos que abordam vivências e propostas para um ambiente escolar mais acolhedor e seguro.
A iniciativa é organizada pela Coordenadoria Regional de Educação e pelo Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE). Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por autoridades locais, professores, jornalistas e especialistas da área da educação.
De acordo com o coordenador regional de Educação, Betinho, o festival é uma forma de dar voz aos alunos e envolvê-los ativamente em questões que impactam diretamente sua vivência escolar. “É um momento de escuta e protagonismo. Os estudantes nos mostram como enxergam o ambiente escolar e que caminhos querem seguir para uma convivência mais saudável.”
Já a coordenadora do NEPRE, Crislaine, destacou o poder das produções como ferramenta pedagógica e de transformação. “A partir da linguagem audiovisual e das artes visuais, conseguimos trabalhar temas delicados de forma sensível, criativa e impactante. É a educação para além da sala de aula.”
Os vencedores regionais serão anunciados nos próximos dias e seguem classificados para a etapa estadual do festival.
Veja mais: https://www.instagram.com/p/DL8SWUzuBoZ/