Estão abertas as inscrições para os programas Universidade Gratuita e Fumdesc (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense), do Governo de Santa Catarina. Estudantes interessados em ingressar ou continuar no ensino superior com apoio financeiro têm até o dia 17 de julho, às 19h, para finalizar o cadastro e entregar os documentos exigidos às instituições participantes.
A próxima fase, que inicia em 18 de julho, permitirá o acesso e impressão dos cadastros. Caso o estudante precise fazer correções nos dados, o sistema estará disponível para edições entre 29 e 31 de julho.
Se o benefício for concedido, o estudante será comunicado por e-mail e deverá assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Após a homologação pela Secretaria de Estado da Educação (SED), o aluno também assinará os recibos. O não cumprimento de qualquer uma dessas etapas pode resultar na perda do benefício.
Segundo a secretária da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o Universidade Gratuita é a “maior política educacional da história de Santa Catarina”, abrangendo 54% dos estudantes das universidades comunitárias.
Controle e integridade dos dados
Neste semestre, uma nova tecnologia desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) será utilizada para verificar inconsistências nos cadastros em menos de 24 horas. A ferramenta cruza dados de forma automatizada para identificar possíveis irregularidades, garantindo maior agilidade e confiabilidade ao processo.
Mais de 50 mil beneficiados
Atualmente, mais de 50 mil estudantes já são contemplados pelos programas. Entre os beneficiados, 82% cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais, e 85% trabalham enquanto estudam. O perfil socioeconômico médio dos contemplados aponta renda familiar mensal per capita de R$ 2.256,40 no Universidade Gratuita e R$ 2.022,78 no Fumdesc.
A meta do governo estadual é atingir 70 mil estudantes até 2026.
Novidades nesta edição
O processo seletivo do segundo semestre de 2025 traz novidades, como o simulador online do Índice de Carência (IC), que permite ao estudante avaliar sua elegibilidade antes de se inscrever. Além disso, os editais foram publicados com mais antecedência e os processos de inscrição, renovação e concessão serão finalizados antes do início das aulas, garantindo maior organização.
Os critérios de participação e demais orientações estão disponíveis nos sites oficiais dos programas.