Search

Governador Jorginho Mello lidera articulação da Ferrosul para integrar malha ferroviária do Sul e Centro-Oeste

Em uma articulação inédita, o governador Jorginho Mello reuniu nesta terça-feira (8) representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul para consolidar a criação da Ferrosul, uma proposta de integração da malha ferroviária entre os quatro estados. A reunião aconteceu em Florianópolis e resultou na criação de uma comissão técnica interestadual, que vai elaborar um plano conjunto para discutir a renovação das concessões ferroviárias e promover a construção de uma ligação ferroviária estratégica para a região Sul e parte do Centro-Oeste.

A comissão será oficializada por meio de uma carta de intenções assinada pelos quatro governadores, indicando o compromisso político com o desenvolvimento do projeto. Cada estado definirá seus representantes técnicos para atuar na elaboração de mapas ferroviários integrados e propostas comuns.

“Só com essa união conseguiremos fazer o assunto avançar. A Ferrosul é vital para nossa economia”, afirmou Jorginho Mello.

Santa Catarina será representada pelos secretários Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), Ivan Amaral (adjunto da mesma pasta) e Ricardo Grando (Infraestrutura e Mobilidade). Juntos com os representantes dos demais estados, eles vão definir o traçado prioritário da Ferrosul, que pretende melhorar a logística de transporte e reduzir o custo de escoamento da produção regional.

O secretário Beto Martins destacou a força da união:

“A articulação liderada por Jorginho Mello mostra que os quatro estados estão alinhados. Isso muda completamente nossa capacidade de negociação com o governo federal e com as concessionárias.”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou o panorama da malha ferroviária gaúcha, atualmente operando com apenas 25% da sua capacidade.

“Infraestrutura é crítica para sustentarmos o crescimento. Esta parceria entre Sul e Centro-Oeste é fundamental para reconectar trechos e retomar o protagonismo logístico dos nossos estados.”

Os governadores Ratinho Junior (PR) e Eduardo Riedel (MS) não puderam comparecer por estarem em viagem, mas enviaram representantes. Também participaram da reunião o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, e os secretários estaduais de Fazenda, Comunicação, Articulação Nacional, além de representantes da Invest SC.