No programa Post Notícias desta quarta-feira (02/07), Tatiane Lopes, coordenadora do CIEE na região AMESC, detalhou o trabalho da instituição no desenvolvimento e inserção de jovens no mercado de trabalho, além de anunciar a nova sede em Araranguá e a celebração dos mais de 20 anos de atuação na cidade.
O Post Notícias desta quarta-feira recebeu Tatiane Lopes, coordenadora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da região AMESC. Tatiane, que também foi estagiária pelo CIEE, compartilhou a missão da organização no fomento à empregabilidade e capacitação de jovens, e apresentou as novidades para a unidade de Araranguá.
O papel do CIEE na empregabilidade jovem
Tatiane Lopes explicou que o CIEE é uma organização voltada para o desenvolvimento econômico e social, com mais de 20 anos de atuação em Araranguá e na região AMESC. A instituição atua na empregabilidade e capacitação de jovens para o mercado de trabalho, por meio de dois programas principais: estágio e aprendizagem.
Ela destacou a importância do estágio como um “ato educativo” e um “exercício da profissão” antes da formação, permitindo que os estudantes experimentem a área e confirmem sua paixão pela profissão. Atualmente, o CIEE da região atende mais de 900 jovens nos dois programas.
Diferenças entre os programas:
Estágio: A partir dos 16 anos, para estudantes que já estejam cursando o ensino médio. Não há limite de idade máxima, desde que o estudante esteja matriculado em alguma instituição de ensino.
Aprendizagem: De 14 a 22 anos, podendo estender-se até os 24 anos para quem já concluiu o ensino médio.
Tatiane Lopes reforçou que o CIEE não atende apenas o público jovem. Profissionais liberais, por exemplo, podem contratar estagiários da mesma área para auxiliar em suas empresas, com toda a segurança jurídica e documentação organizada pelo CIEE.
Nova sede em Araranguá e balanço de atuação
Uma grande novidade para este ano é a nova sede do CIEE em Araranguá. Após 19 anos na região, a instituição agora conta com um espaço próprio e mais acessível, localizado na Rua 15 de Novembro, próximo à rótula da prefeitura (antiga CermoG/Rotativo). O atendimento no novo local já está ocorrendo, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
Uma cerimônia de inauguração com parceiros está marcada para o dia 15 de julho, para apresentar as novas instalações.
Tatiane Lopes também enfatizou a importância do relatório anual do CIEE, que presta contas à sociedade sobre como as contribuições das empresas são revertidas em benefícios para os jovens e municípios da AMESC. Os serviços do CIEE para os jovens, desde a preparação para o trabalho até o encaminhamento, são gratuitos.
O CIEE conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, que trabalham não só na capacitação profissional, mas também no desenvolvimento pessoal e na saúde mental dos jovens. Tatiane Lopes ressaltou a responsabilidade social do CIEE em desenvolver as novas gerações, que serão os futuros líderes e profissionais da sociedade.
Como entrar em contato
Interessados em se cadastrar como estudante ou empresa podem buscar o CIEE através dos seguintes canais:
Site: ciesc.org.br (para cadastro e acompanhamento de vagas)
Endereço: Rua 15 de Novembro (antiga CermoG/Rotativo), Araranguá.
Telefone: (48) 99929-0208
Instagram: @ciesc (rede social estadual com dicas, vagas e informações)
Entrevista completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=jdeZLexRtkc