A presidente da ADEAR – Associação da Pessoa com Deficiência Física e Baixa Mobilidade –, Maria Aparecida Fonseca de Souza, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Araranguá nesta quarta-feira (2), para apresentar os trabalhos desenvolvidos pela entidade. A presença atendeu ao Requerimento nº 113/2025, de autoria do vereador Evandro Conceição.
Fundada há 43 anos, a ADEAR é uma entidade sem fins lucrativos que atua na promoção da inclusão social, autonomia e valorização da pessoa com deficiência. Em sua fala, Mary Souza destacou que a associação nasceu para criar um ambiente de acolhimento, oportunidades e respeito à diversidade humana.
“Nosso trabalho é guiado pelo respeito à diversidade humana e promovido por meio da arte, da educação e da convivência”, destacou.
A entidade oferece oficinas inclusivas de música, pintura, artesanato, crochê, biodanza e modelagem em argila, além de apresentações culturais, passeios e atividades em parceria com a comunidade. Também participa de campanhas como o Setembro Verde e de eventos locais, como o Natal Verão.
Durante a sessão, Mary agradeceu o apoio da sociedade e do poder público e aproveitou para convidar todos os vereadores e a população para a comemoração dos 43 anos da ADEAR, que ocorrerá no dia 31 de agosto, às 15h, no Grêmio Fronteira.
O vereador Evandro Conceição elogiou o trabalho da associação:
“A ADEAR realiza um trabalho voluntário admirável, mesmo diante de tantos desafios. É uma entidade fundamental para Araranguá, que merece nosso reconhecimento e apoio.”