Search

Ação integrada leva atendimento e dignidade à população em situação de rua em Araranguá

Em uma mobilização intersetorial inédita em Araranguá, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Saúde, o CREAS, o Ambulatório AD (Álcool e outras Drogas) e o 19° Batalhão da Polícia Militar, realizou nesta terça-feira (24) uma ação conjunta de atendimento à população em situação de rua.

A iniciativa aconteceu em locais estratégicos do município, como a Praça Hercílio Luz, Rodoviária, Centro da cidade, áreas sob viadutos e regiões dos bairros Mato Alto, Lagoão e Coloninha — todos reconhecidos por concentrar maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação faz parte de um conjunto de medidas definidas pelo Comitê Gestor Intersetorial, que acompanha a Política de Atendimento à População em Situação de Rua no município. Além das abordagens diretas, o comitê prevê campanhas de conscientização e fortalecimento das redes de apoio social e de saúde.

Nesta primeira etapa da ação, já foram realizadas cerca de 30 abordagens. As equipes ofereceram atendimentos psicossociais e médicos, testes rápidos, emissão de documentos, itens de higiene pessoal, roupas e até passagens para retorno à cidade de origem. Também foram realizados contatos com familiares e ofertadas vagas em programas de tratamento da dependência química.

Além disso, diversas pessoas foram encaminhadas para atendimentos de saúde e assistência social, garantindo acesso a serviços e direitos básicos. A ação continua nos próximos dias, com o objetivo de mapear e atender integralmente essa população, promovendo cidadania e inclusão.