Após mobilização em Brasília para captar recursos e apoio, vereadores de Balneário Arroio do Silva fortaleceram a proposta de criação do Departamento Municipal de Bem-Estar Animal, tema que tem grande repercussão entre moradores e protetores da causa animal. A pauta foi destaque em audiência pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reforçando a necessidade de ações mais efetivas no município.
Na sessão ordinária desta terça-feira (17), os parlamentares solicitaram a estruturação de um setor dedicado à proteção animal e implementação de políticas públicas contínuas. O presidente da Câmara, vereador Pedrinho Coelho (PSD), ressaltou a importância do departamento para atender às demandas da sociedade.
“Nosso município está preocupado com essa situação e por isso nós vereadores nos unimos à causa e queremos estruturar políticas efetivas de proteção animal. A criação de um Departamento de Bem-Estar Animal é um passo fundamental para isso. A demanda existe e precisamos dar uma resposta ainda mais concreta à sociedade”, afirmou.
Além desse avanço, foi aprovada a Moção de Apoio nº 005/2025, de autoria do vereador Pedrinho Coelho (PSD), em apoio ao Projeto de Lei nº 849/2025, que visa alterar os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, preservando e fortalecendo a proteção marinha.
Também foram aprovadas indicações para melhorias na infraestrutura urbana, como limpeza e roçada na Praia da Caçamba, e pavimentações em diversas ruas da cidade, além de três projetos de lei do Executivo Municipal.