Na manhã desta terça-feira (17/06), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do CyberGAECO, e a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC), deflagraram a Operação Override, que visa desarticular um esquema de fraudes eletrônicas contra uma das principais plataformas de e-commerce do país. A ação foi realizada em apoio à 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Joinville/SC, expedidos pela Vara Regional de Garantias, com apoio da Delegacia de Combate a Estelionatos. Também foram decretadas medidas cautelares, incluindo o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de bens dos suspeitos.
As investigações apontam que os investigados invadiam contas de usuários da plataforma e alteravam os valores dos produtos para preços muito abaixo do mercado. Em seguida, por meio de contas falsas, realizavam as compras em grande volume. Os produtos eram entregues no mesmo dia, gerando um prejuízo superior a R$ 1 milhão à plataforma.
Segundo os dados apurados, os valores de diversos itens foram reduzidos em mais de 90%, caracterizando fraude eletrônica e violação deliberada dos sistemas da empresa.
O nome da operação — Override — remete ao conceito da área de tecnologia da informação que significa sobrescrever ou burlar comandos ou configurações originais de um sistema, o que ilustra precisamente a ação dos criminosos neste caso.
GAECO e CyberGAECO
O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC, composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com foco no combate a organizações criminosas.
Já o CyberGAECO é uma equipe especializada, também integrada por diversas forças de segurança, voltada à prevenção e repressão de crimes cibernéticos.