A primeira edição do Programa Alesc Itinerante em 2025 teve um balanço considerado “extremamente positivo” pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PSD). O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Centro Cultural da Unoesc, em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste do estado.
Durante os dois dias, o Parlamento estadual transferiu suas atividades para a cidade, promovendo sessões plenárias, reuniões de comissões permanentes e o encontro da Bancada do Oeste. O destaque foi a aprovação de 20 projetos de lei em plenário, além de 49 matérias legislativas, como moções, indicações e pedidos de informação.
“Essa primeira edição tem um balanço extremamente positivo. Foram 30 entidades que se manifestaram. Pudemos ouvi-las atentamente para usar o que elas apresentaram no nosso trabalho”, afirmou Julio Garcia. Segundo ele, o objetivo do programa é aproximar a Assembleia da população e reforçar o compromisso com todas as regiões do estado.
Além da produtividade legislativa, a edição foi marcada pela forte participação popular, com representantes de entidades locais ocupando a tribuna para apresentar demandas e projetos.
“Viemos até o Oeste para mostrar que a Assembleia se preocupa com o estado como um todo. E essa região tem o nosso reconhecimento pelo tanto que ela contribui para Santa Catarina”, completou o presidente.
O Alesc Itinerante seguirá com mais duas edições em 2025: a próxima será em Mafra, nos dias 5 e 6 de agosto, e a última do ano acontece em Balneário Camboriú, nos dias 28 e 29 de outubro, como parte da edição voltada ao Vale do Itajaí. Para 2026, já estão previstas edições no Sul e na Serra Catarinense, com datas e locais a serem definidos.