Na noite desta quarta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Araranguá entregou a Moção de Reconhecimento nº 020/2025 ao empresário José Adelino Serafin, como forma de valorizar sua contribuição ao desenvolvimento social, econômico e comunitário do município. A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos da Funerária e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Natural de Morro da Fumaça, Serafin iniciou sua trajetória ainda jovem no meio rural e, aos 18 anos, ingressou na empresa Giassi e Cia. Ltda., onde se destacou na administração do setor atacadista em Araranguá. Em 1978, fundou a Cereais Zezinho e Cia. Ltda., ampliando sua atuação como empresário no setor alimentício. Também esteve à frente da Plasfini Ltda. e da Multcloro Ltda., empresa fundada em 2002, ainda em funcionamento.
Além do perfil empreendedor, Serafin é reconhecido por seu comprometimento com causas sociais. Participou ativamente da construção da sede da APAE de Araranguá, atuando na diretoria por mais de oito anos, e liderou o CAEP da Igreja Sagrada Família por 19 anos, contribuindo para a construção da Igreja Matriz da Cidade Alta.
Foi também administrador do futebol no antigo UCCA – União Clube Cidade Alta e é sócio-fundador do Lions Clube Araranguá Sul, com atuação desde 1973. Um dos articuladores da chegada do SESC ao município, Serafin também teve papel direto na construção da sede local da instituição.
Durante a cerimônia, sua filha, a juíza Gabriela Pietsch Serafin, leu um histórico de sua trajetória e agradeceu, em nome da família, o reconhecimento prestado ao pai. O empresário é casado com Elisabete desde 1972, pai de Gabriela e André, e avô de Elisa, Pedro e Augusto.