Search

Santa Catarina faz história: vales da uva goethe conquistam denominação de origem

O sul do estado celebra um feito histórico: os Vales da Uva Goethe acabam de conquistar a Denominação de Origem (D.O.), selo máximo de qualidade e autenticidade conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A conquista posiciona a região como a primeira de Santa Catarina e a terceira do Brasil a receber esse reconhecimento para vinhos.

A D.O. Vales da Uva Goethe abrange uma área de 458,90 km² e engloba os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A delimitação geográfica segue os divisores de água das bacias dos rios Urussanga e Tubarão.

A Denominação de Origem garante que os vinhos Goethe da região são resultado direto de uma combinação única de fatores naturais (como clima, solo e relevo) e fatores humanos (tradições locais, práticas culturais e técnicas específicas de produção), assegurando a autenticidade e excelência dos produtos.

O processo, extenso e técnico, envolveu a elaboração de um Caderno de Especificações Técnicas, com o apoio da Epagri, pesquisadores e especialistas da área. A bióloga Andréa Vargas dos Santos, responsável técnica pelo pedido, celebrou o momento com emoção:

“A Denominação de Origem é uma conquista que valoriza não apenas o nosso produto, mas também a cultura, o saber-fazer e o compromisso com a qualidade que nos distingue. Saber que contribuímos para esse marco é motivo de gratidão e entusiasmo.”

A obtenção da D.O. não apenas consagra a identidade dos vinhos catarinenses, como também fortalece o desenvolvimento regional, gera valor agregado para os produtores locais e amplia a visibilidade do produto no mercado nacional e internacional.