Search

Karatê muda realidades de crianças e adolescentes em Turvo

Quase 90 crianças e adolescentes participam em Turvo do projeto “Desenvolvendo valores com Karatê: um projeto para o futuro”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS. As aulas, conduzidas pelo professor Renan Wittes da Silva, acontecem todas as quintas-feiras e ainda contam com algumas vagas disponíveis no período da manhã.

Mais do que ensinar técnicas de luta, o projeto busca desenvolver nos participantes valores como disciplina, autocontrole, respeito e autoestima. A prática também contribui para o enfrentamento de dificuldades emocionais, como ansiedade e nervosismo, fortalecendo o desempenho pessoal e escolar dos jovens.

“A ideia é oferecer uma alternativa saudável e educativa, promovendo a convivência comunitária e prevenindo situações de vulnerabilidade social”, destaca a secretária de Assistência Social de Turvo, Michele Kohls. Para ela, o karatê é uma ferramenta eficaz no combate às influências negativas, fortalecendo os laços familiares e ensinando os alunos a lidar com conflitos de forma madura e equilibrada.

Além dos benefícios físicos, os alunos aprendem a competir com ética, respeitando colegas, professores e adversários, e cultivando valores que contribuem para a construção de um futuro mais promissor.