Na sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá realizada na noite desta quarta-feira (04), o presidente da União das Associações de Moradores de Araranguá (UAMA), Eduardo Chico Merêncio, ocupou a tribuna para apresentar as principais demandas, ações e propostas da entidade. O convite partiu do vereador Evandro Conceição, por meio de requerimento aprovado.
Representando atualmente 21 associações de moradores do município, Chico reforçou a importância do movimento comunitário como instrumento de cidadania ativa e participação popular.
“A UAMA é um movimento de base, formado por pessoas que doam seu tempo de forma voluntária para melhorar a vida em suas comunidades”, declarou.
Ele relembrou a atuação histórica da entidade em pautas como o novo traçado da BR-101 e a participação nas discussões da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que no passado envolviam diretamente os moradores na definição das prioridades para os bairros.
Entre os principais temas abordados, a pauta da sustentabilidade ganhou destaque. Chico explicou que a UAMA tem buscado alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em parceria com a UNESC, promovendo seminários e atuando ativamente em conselhos municipais nas áreas de meio ambiente, saúde, cultura e direitos das mulheres.
Durante sua fala, também foi anunciada a realização da 22ª edição da OLIBAR – Olimpíada dos Bairros, prevista para este ano, um dos eventos mais tradicionais de mobilização comunitária em Araranguá.
“O líder comunitário é peça-chave para o desenvolvimento dos bairros. Queremos fortalecer esse papel junto aos poderes públicos”, finalizou.