Search

Invernada Mirim do CTG Crioulos do Caverá apresenta atividades na Câmara de Araranguá

Na sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá desta segunda-feira (2), a coordenadora da Invernada Mirim do CTG Crioulos do Caverá, Laura Janaina Arbo da Silva, apresentou as ações desenvolvidas com o grupo infantil da entidade. A participação atendeu a um requerimento do vereador Samuel Jesuíno e contou também com a presença do coordenador geral, Márcio Adams.

Iniciado em 2022, o trabalho com crianças de 5 a 11 anos tem como foco a preservação da cultura gaúcha e a formação cidadã. “O CTG tem um papel fundamental na formação social das crianças. Nossos encontros são verdadeiras aulas de convivência, responsabilidade e amor à tradição”, afirmou Laura.

Em 2024, o projeto ganhou força com o aumento no número de participantes e o maior envolvimento das famílias. A invernada mirim já acumula premiações, como o 3º lugar nas danças tradicionais e o título de melhor indumentária em seu primeiro rodeio artístico.

O grupo se prepara agora para representar Araranguá em eventos nacionais, como o Festival Nacional da Cultura Gaúcha (14 e 15 de junho) e o 16º FENART, que será realizado em julho, em Cristalina (GO). Em outubro, a prenda mirim Larissa Pessi representará Santa Catarina no Concurso Nacional de Prendas e Peões, no Mato Grosso.

Para viabilizar a participação nas competições, o CTG realiza ações beneficentes, como rifas, bingos e jantares. Um evento especial está marcado para o dia 28 de junho.

O vereador Samuel Jesuíno elogiou a iniciativa. “É um projeto voluntário e significativo, que ensina educação, empatia e carisma. Levar o nome de Araranguá a outros estados é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.