Search

GAECO e Polícia Civil desarticulam grupo que planejava atos violentos no Sul de SC

Mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta sexta (30); investigações apuram incitação à violência e discursos de ódio na internet.


Na manhã desta sexta-feira (30), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram uma operação para combater o planejamento de atos violentos na região Sul do estado.

A ação, conduzida com base em investigação da Polícia Civil e com representação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, além do afastamento de sigilo de dados telefônicos e telemáticos. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Única da Comarca de Turvo.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, o objetivo da operação é desarticular um grupo suspeito de planejar crimes violentos e disseminar discursos de ódio no ambiente virtual. A medida também visa proteger direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, diante da possível vulnerabilidade de menores em contextos de incitação à violência.

A investigação segue em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver a liberação judicial dos autos.

Compromisso com a segurança pública

O Ministério Público reforça seu compromisso com a defesa da sociedade, destacando a necessidade de enfrentar ameaças como o extremismo, o antissemitismo e a incitação à violência, muitas vezes promovidos por indivíduos que se escondem no anonimato das redes.

Sobre o GAECO

O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina, com participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua missão é identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas que atuam no estado.